Região

“Queima do Judas” e “Sarrar da Velha”! Cantanhede mantém vivas as tradições pascais

Notícias de Coimbra | 21 horas atrás em 31-03-2025

Imagem: Municipio Cantanhede

No Município de Cantanhede, continuam a realizar-se alguns eventos associados à Páscoa que mantêm vivas tradições muito antigas.

Começamos pela Pocariça, onde a Associação Musical procura preservar a dimensão cultural do “Amentar das Almas” no período da Quaresma, executando em certos locais algumas músicas com quadras evocativas da memória de quem partiu.

PUBLICIDADE

publicidade

Em Covões, o ritual tem algumas semelhanças. Neste caso, o ritual envolve a participação de um grupo de pessoas que vai de casa em casa cantar as “Almas Santas”, recebendo por isso uma esmola em dinheiro destinada à reza de missas pelas almas do Purgatório

PUBLICIDADE

Outra tradição antiga é o “’Sarrar da Velha”, que ainda se realiza a meio da Quaresma na freguesia de Cadima.

Outrora comum em várias freguesias do concelho de Cantanhede, esta tradição pretendia assinalar a passagem de senhoras para o “grupo das velhas”. As vítimas eram as que não gostavam de ser rotuladas como velhas e davam “troco”, lançando aos sarradores diversos tipos de objetos.

Por fim, na localidade de Fornos ainda se realiza a “Queima do Judas” depois do cair da noite. Tudo acontece no sábado antes da Páscoa onde, num ritual encenado, satiriza-se e critica-se determinado acontecimento ou personagem que se destacou na comunidade durante o ano transato.

Para além do significado judaico-cristã, a traição de judas, este rito tem uma forte conotação pagã: é uma forma de celebrar a despedida do ano velho e festejar a chegada da primavera, explica a Turismo Centro Portugal.

PUBLICIDADE

publicidade

PUBLICIDADE