Coimbra
Queima das Fitas lucra dinheirão com venda de copos reutilizáveis!
A Comissão Organizadora da Queima das Fitas 2018 (COQF’18) apostou em “Copos reutilizáveis numa Queima mais ecológica”.
PUBLICIDADE
Segundo a Queima das Fitas, foram produzidos cerca de 120 mil copos reutilizáveis, para evitar a utilização de cerca de 300 mil copos de plásticos descartável no recinto.
Os copos são usados para comprar produtos do Super Bock Group como cerveja ou sangria (a cidra é servida em copos da marca Somersby), cuja concessão foi atribuída pela Queima das Fitas à discoteca Look.
Notícias de Coimbra sabe que por trás da ideia de “festa mais amiga do ambiente” está um lucrativo negócio de milhares de euros.
Chegamos a essa conclusão após um fornecedor deste tipo de recipientes nos ter indicado valores de mercado para este tipo de recipientes.
Ficamos a saber que o copo maior é fornecido por 35 cêntimos. Está a ser vendido por 1 Euro. Ê o que dura mais. Dá para trocar por outro mas o valor pago não é devolvido.
O copo mais pequeno é vendido pelo fabricante por 5 cêntimos. Está ser comercializado a 50 cêntimos. É o chamado “tubo” de 20 cl não reutilizado na restauração. É muito frágil. Pagam os mesmos 50 cêntimos pela devolução.
Não foi possível obter factura/recibo. Só estaria disponível num dos pontos de venda, mas os diligentes empregados não conseguiram emitir o documento. Prometem enviar por correio electrónico. Dizem que a facturação é da responsabilidade da Associação Académica de Coimbra.
A nossa reportagem apenas encontrou um ponto de lavagem, que não funciona e está num canto escuro. (No Porto estão bem identificados e até aproveitam para promover a água local).
Questionada por NDC, uma fonte da academia que tem medo de ser identificada, pois a Direção Geral da AAC persegue supostos informadores do nosso jornal, explica o que se está a passar: O lucro obtido com a venda dos copos vai compensar o o montante que não foi obtido com a venda de cerveja”.
Segundo a Queima das Fitas, foram produzidos cerca de 120 mil copos reutilizáveis, para evitar a utilização de cerca de 300 mil copos de plásticos descartável no recinto.
A campanha fica marcada pela dificuldade que existe para adquirir o copo, a senha e a bebida em 3 locais diferentes (mal sinalizados ou sem sinalética), o que origina longas filas de milhares de pessoas.
A Queima das Fitas de Coimbra podia ter imitado a sua congénere do Porto, que tornou tudo mais fácil e rápido, como pode ver neste vídeo.
A iniciativa coimbrã não contemplou outros “grandes” eventos da Queima das Fitas como o Chá Dançante, o Baile de Gala ou o Desfile de Quartanistas.
Recordamos que no Cortejo foram produzidas 25 toneladas de lixo. A quantidade recolhida em 2018 é igual à que foi transportada em 2017. A maior parte dos resíduos recolhidos pela empresa privada que trabalha para o Município são latas de cerveja e garrafas de bebidas brancas.
A nossa reportagem constatou que na designada “Área VIP”, o local onde antigos e atuais dirigentes e amigos da Queima das Fitas e da Associação Académica “têm bica aberta grátis”, foram utilizados (pelo menos nalgumas noites) “copos normais”, não reutilizáveis, acontecendo o mesmo todos os dias nas tendas onde são vendidas as bebidas com mais teor alcoólico.
A iniciativa é desenvolvida pela Queima das Fitas em parceria com o Grupo Ecológico da Associação Académica de Coimbra e o movimento “Não Lixes”, não se sabendo se estas duas entidades vão receber uma parte dos lucros obtidos com tão inusitado e lucrativo negócio.
Notícia em desenvolvimento
Related Images:
PUBLICIDADE