Coimbra

Quanto custa a participação do município de Coimbra na BTL? PS quer saber

António Alves | 10 meses atrás em 04-03-2024

A vereadora socialista Regina Bento questionou esta segunda-feira, 4 de março, o vice-presidente da câmara sobre os custos da participação do município na Bolsa de Turismo de Lisboa (BTL).

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Depois de ter “endereçado os parabéns” a Francisco Veiga pelo “sucesso” da participação do município na edição 2024 da BTL, onde Coimbra foi município convidado, a autarca que lidera a bancada da oposição questionou-o sobre as contas dessa presença.

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Recorrendo à plataforma base.gov, Regina Bento apontou os valores de 61.500 euros “para a estratégia de comunicação e marketing com a contratação da empresa I3000K LDA” e de 73.800 euros para a produção do stand junto da empresa Navega Vale, Lda. “Ou seja, só no stand e em comunicação foram gastos com a BTL 2024 135.300 euros”, afirmou.

Por outro lado, e com a compra de publicidade em diversos canais, nomeadamente nas redes sociais, destacáveis em jornais, outdoor na A1 e lançamento de um novo vídeo promocional, leva a que se chegue à conclusão de que “a fantástica participação do Município de Coimbra na BTL” ultrapasse os 200 mil euros. “Qual o retorno estimado dessa participação?”, quer saber a líder da bancada socialista.

Na intervenção, Regina Bento questionou ainda Francisco Veiga sobre “o arrependimento relativamente à super especial do Rali de Portugal em Coimbra”. “Então não foi uma decisão devidamente pensada e ponderada em prol dos concertos dos Coldplay?! Devo dizer-lhe que este tipo de atitudes é bem revelador do nível de amadorismo e de impreparação deste executivo”, frisou.

Por último, pretendeu um esclarecimento sobre o facto do único hotel promovido no stand ter sido… o Grande Hotel do Luso (concelho da Mealhada). “Considerando o estado da cidade, um verdadeiro estaleiro de obras a céu aberto, onde não vislumbramos sequer um posto de turismo a funcionar, será que o Executivo municipal não tem quaisquer escrúpulos de andar em Lisboa a vender gato por lebre?”, disse.

Do lado do executivo, Francisco Veiga respondeu que a promoção do Grande Hotel do Luso se deveu ao facto deste ser um dos equipamentos do parceiro da participação do município de Coimbra na BTL.

Quanto ao Rali de Portugal, o vice-presidente confessou que aquele foi um desabafo pessoal. Aliás, o autarca referiu que tudo irá fazer para que este evento regresse à cidade. “Sou capaz de a surpreender no próximo ano”, disse.

Relativamente aos custos, Francisco Veiga lembrou que os parceiros – Universidade de Coimbra, Fundação Bissaya Barreto e Praxis – também “assumiram muito dinheiro” nesta participação, justificando mesmo que o plano de comunicação consignado tem como objetivo aproveitar “o efeito sinérgico da participação da BTL durante, pelo menos, um ano”.

Sobre o vídeo promocional, ficou-se a saber que a gravação ocorreu em janeiro de 2024, altura em que as obras em curso na cidade já decorriam.

No final do período antes da Ordem do Dia, o presidente José Manuel Silva lamentou “o constante clima de suspeição” feita pela bancada socialista relativamente aos custos da participação do município na BTL. Fez, mesmo, questão de frisar que a verba gasta não é “dos munícipes, mas da taxa turística paga pelos visitantes” no concelho.

“Tratam-se de gastos para aumentar a taxa turística e, dessa forma, investir em Coimbra”, frisou.

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