Saúde

Quando é que a falta de ar é preocupante?

NOTÍCIAS DE COIMBRA | 1 ano atrás em 29-06-2023

Conhecida como falta de ar, a dispneia é a patologia incómoda que nos faz sentir que não chega ar suficiente aos pulmões.

PUBLICIDADE

publicidade

“A falta de ar recorrente caracteriza-se por desconforto ou dificuldade em respirar, que pode surgir em várias situações como nos casos de obstrução das vias aéreas ou fluxo sanguíneo, diminuição da concentração de oxigénio no sangue e na presença de patologia respiratória”, explica o Vida Ativa.

PUBLICIDADE

Já sentiu falta de ar em algum momento? Importa reconhecer os sintomas. Tenha em mente que sentir cansaço respiratório de forma recorrente não é um quadro indiferente e pode dizer mais sobre a sua saúde.

Relativamente aos sintomas, podem ir desde “aperto no peito, palpitações, pieira, tosse, cansaço e fadiga ao realizar tarefas simples da vida diária (andar, subir escadas ou mesmo comer), dificuldade em falar ou completar frases e cianose (pele com tom azul-acinzentado) especialmente nos dedos, lábios e orelhas”, descreve.

Segundo o Vida Ativa a dispneia por ter origem em “doenças respiratórias, pulmonares, cardíacas, anemia, reação alérgica grave, hipertensão pulmonar, fibrose, ataques de pânico, ansiedade e cancro do pulmão”.

A exposição a poluentes, como químicos, poeiras, fumo (como o do tabaco), são outros fatores que podem desencadear um episódio de dispneia, adverte.

Related Images:

PUBLICIDADE

publicidade

PUBLICIDADE