Vamos
Quais são os países que mais gostam do Natal? É melhor ver e …ir!
Dezembro já chegou e, aproxima-se também, a “época mais maravilhosa do ano”! Apesar das diferenças culturais, o espírito festivo está presente por toda a Europa, unindo as pessoas na celebração do Natal. Mas quais são os países europeus mais obcecados pelo Natal?
A Holidu, o portal de reservas de casas para férias, realizou um estudo para revelar os países europeus mais obcecados pelo Natal, analisando as pesquisas efetuadas no Google ao longo do ano. Foram consideradas palavras-chave relacionadas com o Natal, tais como “Natal”, “Árvores de Natal”, “Canções de Natal”, “Mercados de Natal” e “Presépio”. Estes dados revelarão os países onde a alegria festiva está verdadeiramente no seu auge. Fique atento à revelação destes entusiastas do Natal, à medida que exploramos os cantos da Europa mais cativados por esta época mágica.
Os 5 países europeus mais obcecados pelo Natal
(Volume total de pesquisas / População = rácio total)
Holanda | 183.100 Pesquisas / Pontuação da obsessão pelo Natal: 100
A Holanda é oficialmente o país mais obcecado pelo Natal na Europa! Na nossa classificação, as cinco palavras-chave de referência atingiram coletivamente um total de 183.100 pesquisas, com 83.900 atribuídas especificamente às palavras-chave “Kerst” e “Kerstmis”, que significam ambas “Natal”.
Curiosidade sobre o Natal nos Países Baixos: a época festiva começa oficialmente a 5 de dezembro com a tradição encantadora do Sinterklaas. Esta festa holandesa única envolve a chegada de Sinterklaas (São Nicolau) e dos seus ajudantes traquinas, os “Zwarte Pieten” ou Peters Negros. As casas holandesas são adornadas com decorações temáticas do Sinterklaas e a troca de presentes e guloseimas festivas contribui para a atmosfera alegre desta época do ano.
Reino Unido | 691.400 Pesquisas / Pontuação de obsessão pelo Natal: 99.10
Em segundo lugar, temos o Reino Unido e as pesquisas no Google revelam um fascínio particular pelas árvores de Natal! Assegurando a segunda posição no nosso ranking, os cinco termos-chave associados ao Reino Unido resultaram num volume total de pesquisas de 691.400. Nomeadamente 301.000 pesquisas são dedicadas à palavra-chave “Natal”, com umas incríveis 246.000 a focarem-se especificamente em “árvores de Natal”.
Facto engraçado sobre o Natal no Reino Unido: a época começa com as cidades e vilas de todo o país a celebrarem com o acender das suas incríveis iluminações e a abertura dos mercados de Natal. A época natalícia representa, para os ingleses, a altura mágica do ano para irem ao teatro apreciar os espetáculos musicais festivos.
Dinamarca | 60.380 Pesquisas / Pontuação da obsessão pelo Natal: 97.33
Na nossa classificação, a terceira posição vai para a Dinamarca. As 5 palavras-chave de referência acumulam um volume de pesquisa coletivo de 60.380, dos quais 27.100 para a palavra-chave “Natal” e 18.100 para “árvores de Natal” (Jul e Juletræer em dinamarquês, respetivamente).
Curiosidade sobre o Natal na Dinamarca: é uma festa repleta de tradição e carinho. Uma das tradições especiais da Dinamarca é a chamada “julefrokost”, que pode começar até seis semanas antes do Natal. Trata-se de longos jantares ou almoços buffet desfrutados no trabalho com colegas, ou com a família e amigos. O Natal dinamarquês, ou “Jul”, é marcado pelas iguarias festivas como as æbleskiver (panquecas redondas) e o gløgg (vinho quente).
Noruega | 55.400 Pesquisas / Pontuação da obsessão pelo Natal: 96.18
A Noruega assegura a quarta posição na nossa classificação, com as cinco palavras-chave a registarem um volume de pesquisa coletivo de 55.400. Há precisamente 27.100 pesquisas para a palavra-chave “Natal” e 18.100 para “árvores de Natal”. Vale a pena notar que estes dois volumes de pesquisa são idênticos aos da Dinamarca, que ocupa a terceira posição devido a volumes de pesquisa mais elevados para canções de Natal e mercados de Natal, apesar de ter uma população bastante semelhante.
Um facto curioso sobre o Natal na Noruega: é uma celebração mágica entrelaçada com tradições seculares. A época festiva começa com o acender das velas do advento e o país é adornado com luzes e decorações festivas. Os noruegueses abraçam o espírito de união, deliciando-se com iguarias tradicionais, como o lutefisk e o risengrynsgrøt, e trocando presentes. Os noruegueses fazem as suas celebrações na véspera de Natal, “Julaften”, onde os membros da família se reúnem para saborear um jantar de Natal tradicional que, normalmente, inclui “ribbe” (costela de porco) ou “pinnekjøtt” (costela de borrego ou de carneiro).
Irlanda | 49.590 Pesquisas / Pontuação de Obcessão de Natal: 90.20
A Irlanda ocupa o quinto lugar na nossa classificação, com o volume de pesquisa combinado das cinco palavras-chave a atingir 49.590. Especificamente, há 22.200 pesquisas para “Natal” e 14.800 para “árvores de Natal”.
Facto engraçado sobre o Natal na Irlanda: começa um mês antes do Natal, quando é lançada a “Christmas FM”, uma estação de rádio sazonal irlandesa que se dedica a passar apenas canções de Natal durante todo o dia e toda a noite. A partir do final de novembro, as cidades e vilas de todo o país tornam-se anfitriãs de incríveis mercados de Natal, onde os habitantes se reúnem para absorver o espírito festivo com um vinho quente na mão. O Dublin Castle Christmas Market é um dos mais famosos, onde se podem encontrar bancas de artesanato, comida, música e entretenimento, tudo no pátio histórico do Castelo de Dublin.
E Portugal? É um dos países que mais gostam do natal
Portugal | 79.300 Pesquisas / Pontuação de obsessão pelo Natal: 72.78
Na nossa classificação, Portugal é o nono país mais fanático pelo Natal. Com 79.300 pesquisas é um dos países mais aficionados por esta época natalícia e todas as ruas o demonstram. Basta um simples passeio pelo Chiado ou pela avenida dos Aliados e percebemos o quanto adoramos o natal e toda a sua magia! As casas decoradas, os presépios e a missa da meia-noite contribuem para a riqueza cultural da celebração, tornando-a um momento de convívio e de partilha de tradições.
Facto engraçado sobre o Natal em Portugal: Na cidade de Braga não há Natal sem Bananeiro. Esta tradição começou há cerca de 40 anos, quando os comerciantes da Rua do Souto decidiram reunir-se à porta da Casa das Bananas, ao final da tarde do dia 24 de dezembro, visando desejar “boas festas” a conhecidos e desconhecidos, acompanhados de um cálice de vinho moscatel e uma banana. Hoje em dia este ritual é cumprido por milhares de pessoas.
Encontre o estudo completo aqui.
Related Images:
PUBLICIDADE