Autárquicas

Quais os concelhos e os candidatos mais mediáticos nestas Eleições Autárquicas?

Notícias de Coimbra | 3 anos atrás em 22-09-2021

PS, PSD e CDU são os partidos mais mencionados nos media na atual campanha para as Eleições Autárquicas, principalmente nos meios de comunicação regionais. PSD é o partido mais mencionado no distrito de Leiria, sendo que o PS lidera o volume de notícias em todos os outros distritos. Lisboa, Porto, Braga, Coimbra e Aveiro são os concelhos que mais mediatismo têm nesta campanha. Candidatos recorrem bastante às redes sociais para veicularem as suas ideias, mas com padrões de utilização diferentes.

A  CARMA, multinacional de Media Intelligence presente em Portugal, acabou de divulgar o seu mais recente estudo sobre o mediatismo da campanha para as Eleições Autárquicas em Portugal nos meios tradicionais e redes sociais, de 1 de Julho a 19 de Setembro de 2021.

PUBLICIDADE

O Relatório da CARMA conclui que a cobertura mediática desta campanha tem sido considerável e, do total de concelhos portugueses no continente e ilhas, os que foram alvo de maior cobertura mediática relativamente às eleições Autárquicas 2021 foram Lisboa, Porto, Braga, Coimbra e Aveiro.

Em relação a este TOP5 concelhos, o TOP3 candidatos, quanto ao  número de menções, foi:

• LISBOA – Fernando Medina (26%), Carlos Moedas (23%) e Beatriz Gomes Ribeiro (13%);
• PORTO – Rui Moreira (22%), Vladimiro Feliz (13%) e Tiago Barbosa Ribeiro (13%);
• BRAGA – Ricardo Rio (12%), Hugo Pires (8%) e Alexandra Vieira (7%);
• COIMBRA – José Manuel Silva – Juntos Somos Coimbra (18%), Manuel Machado – Partido Socialista (14%) e Miguel Ângelo Marques  – Chega -(9%);
• AVEIRO – José Ribau Esteves (15%), Manuel Oliveira de Sousa (9%) e Nelson Peralta (6%).

Quanto à exposição mediática dos partidos políticos com assento parlamentar, no que às Eleições Autárquicas diz respeito, os que
obtiveram maior cobertura mediática foram: PS (24%); PSD (19%) e CDU (15%).

PUBLICIDADE

publicidade

Ao analisar a percentagem de notícias do partido com maior exposição mediática em cada distrito, face à soma total de notícias
dos partidos (em cada distrito), a equipa de analistas da CARMA conclui que o Partido Socialista lidera o volume de notícias em todos
os distritos (entre 18% e 26%), com exceção de Leiria, onde o Partido Social Democrata é mais mencionado (22%) pelos meios de
comunicação social portugueses. 

Relativamente a Redes Sociais, a equipa da CARMA analisou o número de seguidores e número de publicações dos três candidatos mais mediáticos nos concelhos de Lisboa, Porto, Braga, Coimbra e Aveiro, no seu respetivo perfil nas redes sociais Instagram, Facebook e Twitter – de forma a analisar quem são os candidatos mais proactivos em termos de comunicação das suas campanhas nas redes sociais.

• LISBOA – Carlos Moedas lidera nas redes sociais (Instagram, Facebook e Twitter) em termos de seguidores (99882) e Beatriz Gomes Ribeiro tem sido a candidata a Lisboa mais ativa em termos de publicação de conteúdo (395);
• PORTO – Rui Moreira é o candidato com mais seguidores (229.009) e Tiago Barbosa Ribeiro conta com maior volume de publicações (845);
• BRAGA – Ricardo Rio lidera em Braga tanto em número de seguidores (65.519) como em conteúdo publicado (286 posts);
• COIMBRA – José Manuel Silva também lidera em termos de seguidores (9.030) e de posts (420);
• AVEIRO – José Ribau Esteves é o candidato mais seguido nas redes com 3.764 seguidores e Manuel Oliveira de Sousa é o mais ativo em termos de publicações (214 posts).

A empresa conclui que, diferentes candidatos utilizam diferentes plataformas de redes sociais. Alguns optam por não ter conta em algumas plataformas.

De acordo com o Managing Director da CARMA em Portugal, Luís Garcia, “A visibilidade nos media é determinante para a formação da opinião pública e todos os candidatos querem aparecer. Como tal, a análise da comunicação de media, em profundidade e com método, fornece uma vantagem estratégica para os candidatos e partidos políticos veicularem as suas mensagens.

Related Images:

PUBLICIDADE

publicidade

PUBLICIDADE