O Sexo e a Cidade

QUEM SÃO OS CANDIDATOS MAIS MEDIÁTICOS?

O SEXO E A CIDADE - Opinião | Satírico, Sarcástico e Humorístico | 3 anos atrás em 22-09-2021

PS, PSD e CDU são os partidos mais mencionados nos media na atual campanha para as Eleições Autárquicas, principalmente nos meios de comunicação regionais. PSD é o partido mais mencionado no distrito de Leiria, sendo que o PS lidera o volume de notícias em todos os outros distritos. Lisboa, Porto, Braga, Coimbra e Aveiro são os concelhos que mais mediatismo têm nesta campanha. Candidatos recorrem bastante às redes sociais para veicularem as suas ideias, mas com padrões de utilização diferentes.

PUBLICIDADE

publicidade

A  CARMA, multinacional de Media Intelligence presente em Portugal, acabou de divulgar o seu mais recente estudo sobre o mediatismo da campanha para as Eleições Autárquicas em Portugal nos meios tradicionais e redes sociais, de 1 de Julho a 19 de Setembro de 2021.

PUBLICIDADE

O Relatório da CARMA conclui que a cobertura mediática desta campanha tem sido considerável e, do total de concelhos portugueses no continente e ilhas, os que foram alvo de maior cobertura mediática relativamente às eleições Autárquicas 2021 foram Lisboa, Porto, Braga, Coimbra e Aveiro.

Em relação a este TOP5 concelhos, o TOP3 candidatos, quanto ao  número de menções, foi:

• LISBOA – Fernando Medina (26%), Carlos Moedas (23%) e Beatriz Gomes Ribeiro (13%);
• PORTO – Rui Moreira (22%), Vladimiro Feliz (13%) e Tiago Barbosa Ribeiro (13%);
• BRAGA – Ricardo Rio (12%), Hugo Pires (8%) e Alexandra Vieira (7%);
• COIMBRA – José Manuel Silva – Juntos Somos Coimbra (18%), Manuel Machado – Partido Socialista (14%) e Miguel Ângelo Marques  – Chega -(9%);
• AVEIRO – José Ribau Esteves (15%), Manuel Oliveira de Sousa (9%) e Nelson Peralta (6%). 

Quanto à exposição mediática dos partidos políticos com assento parlamentar, no que às Eleições Autárquicas diz respeito, os que
obtiveram maior cobertura mediática foram: PS (24%); PSD (19%) e CDU (15%).

Ao analisar a percentagem de notícias do partido com maior exposição mediática em cada distrito, face à soma total de notícias
dos partidos (em cada distrito), a equipa de analistas da CARMA conclui que o Partido Socialista lidera o volume de notícias em todos
os distritos (entre 18% e 26%), com exceção de Leiria, onde o Partido Social Democrata é mais mencionado (22%) pelos meios de
comunicação social portugueses. 

Relativamente a Redes Sociais, a equipa da CARMA analisou o número de seguidores e número de publicações dos três candidatos mais mediáticos nos concelhos de Lisboa, Porto, Braga, Coimbra e Aveiro, no seu respetivo perfil nas redes sociais Instagram, Facebook e Twitter – de forma a analisar quem são os candidatos mais proactivos em termos de comunicação das suas campanhas nas redes sociais.

• LISBOA – Carlos Moedas lidera nas redes sociais (Instagram, Facebook e Twitter) em termos de seguidores (99882) e Beatriz Gomes Ribeiro tem sido a candidata a Lisboa mais ativa em termos de publicação de conteúdo (395);
• PORTO – Rui Moreira é o candidato com mais seguidores (229.009) e Tiago Barbosa Ribeiro conta com maior volume de publicações (845);
• BRAGA – Ricardo Rio lidera em Braga tanto em número de seguidores (65.519) como em conteúdo publicado (286 posts);
• COIMBRA – José Manuel Silva também lidera em termos de seguidores (9.030) e de posts (420); mas Manuel Machado não está nas redes sociais.
• AVEIRO – José Ribau Esteves é o candidato mais seguido nas redes com 3.764 seguidores e Manuel Oliveira de Sousa é o mais ativo em termos de publicações (214 posts).

A empresa conclui que, diferentes candidatos utilizam diferentes plataformas de redes sociais. Alguns optam por não ter conta em algumas plataformas. Outros, como Manuel Machado não estão nas redes sociais.

De acordo com o Managing Director da CARMA em Portugal, Luís Garcia, “A visibilidade nos media é determinante para a formação da opinião pública e todos os candidatos querem aparecer. Como tal, a análise da comunicação de media, em profundidade e com método, fornece uma vantagem estratégica para os candidatos e partidos políticos veicularem as suas mensage

Related Images:

PUBLICIDADE

publicidade

PUBLICIDADE