Coimbra
PS questiona “viabilidade do novo viaduto” em Coimbra
A vereadora do PS, Regina Bento, disse esta segunda-feira, 5 de junho, que o Partido Socialista enviou um documento, no qual questiona “a viabilidade do novo viaduto”, no âmbito do Plano de Pormenor da Estação de Coimbra.
Os socialistas solicitaram “esclarecimentos sobre o financiamento desta subempreitada, bem como um estudo que espelhe o custo-benefício desta solução, já que esse viaduto não parece indispensável para o projeto de requalificação de Coimbra-B e terá também um impacto ambiental negativo na Mata Nacional do Choupal, constituindo um dano permanente e irreversível num ecossistema fundamental ao equilíbrio urbano”, esclareceu a autarca.
“Como alternativa sugerimos que se equacionem outras hipóteses, tais como a requalificação da rotunda do Almegue e da ponte-açude, mas também a possibilidade do tráfego do IC2 passar pelas vias exteriores à cidade, designadamente a ligação da circular externa ao IP3 e à A13”, frisou.
“Neste momento não existem estudos nem pareceres que sustentem algumas das soluções já aventadas, não sendo possível tomar decisões políticas, desconsiderando os passos técnicos e obrigatórios numa obra desta dimensão”, referiu a vereadora Regina Bento na sua intervenção na reunião do executivo municipal.
Trata-se de “uma obra estruturante e transformadora da cidade, pelo que toda requalificação da zona envolvente, objeto do Plano de Pormenor, deverá ser o mais consensual possível”, esclareceu.
Em resposta o presidente da Câmara Municipal referiu que “é importante que os munícipes de Coimbra em particular aqueles que todos os dias sofrem com o trânsito na Casa do Sal e na Rotunda do Almegue saibam que o Partido Socialista não quer este viaduto sobre o IC2”, sublinhando que a sua construção “não vai impactar o Choupal”.
José Manuel Silva afirmou que “é incompreensível que alguém tenha dúvidas sobre a importância da construção desse viaduto”.
Veja o vídeo com Regina Bento:
Related Images:
PUBLICIDADE