Política
PS diz que Governo quer privatizar hospital de Cantanhede
O PS de Cantanhede alegou hoje que a recente portaria publicada pelo ministério da Saúde sobre a classificação de unidades hospitalares evidencia a futura privatização do hospital Arcebispo João Crisóstomo, que não consta da lista.
Em comunicado hoje divulgado, a concelhia socialista sustenta que na zona centro do país existem três hospitais (Cantanhede, Anadia e Ovar) “que desaparecerem, desde já”, da lista da citada legislação, “o que evidencia a tomada de decisão do Governo relativamente à privatização do Hospital Arcebispo João Crisóstomo”.
De acordo com o PS de Cantanhede, a portaria n.º 82/2014, de 10 de abril, “constitui o mais violento ataque ao Serviço Nacional de Saúde (SNS) e ao direito constitucional à saúde, visando proceder ao integral desmantelamento de toda a rede hospitalar pública”.
Classifica de “inadmissível” que o estabelecimento de critérios para categorizar serviços e unidades de saúde “seja remetido para uma mera portaria”, acusando o Governo de ter procedido a uma “ação deliberada para fugir à discussão e até à negociação” do conteúdo da legislação agora publicada.
“O secretismo da elaboração desta medida culminou com a sua publicação em portaria para criar a política do facto consumado”, frisa a concelhia do PS de Cantanhede.
Related Images:
PUBLICIDADE