Deputados

PS defende requalificação da ferrovia entre Pampilhosa e Figueira da Foz

Notícias de Coimbra | 11 anos atrás em 11-03-2014

Os deputados do PS eleitos pelo círculo de Coimbra questionaram hoje o ministério da Economia se considera prioritário o investimento de cerca de 25 milhões de euros na requalificação do troço ferroviário entre Pampilhosa-Cantanhede e Figueira da Foz.

A linha, com cerca de 50 quilómetros, liga o concelho da Mealhada ao da Figueira da Foz, com passagem por Cantanhede e Montemor-o-Velho, tendo sido encerrada em janeiro de 2009 por questões relacionadas com a segurança da circulação de comboios.

PUBLICIDADE

publicidade

Segundo os socialistas, aquela ferrovia “não pode ficar de fora da equação de opções políticas do Governo no quadro das opções estratégicas de investimento a fazer no país e em particular na região Centro”.

PUBLICIDADE

“A requalificação e eletrificação deste troço, estimada em 25 milhões de euros nos investimentos prioritários nas Infraestruturas de Elevado Valor Acrescentado, é uma prerrogativa da região Centro para a prossecução de maior competitividade económica e maior coesão do sistema de transportes que serve as pessoas e as empresas”, lê-se na pergunta formulada.

Os deputados do PS consideram que a ligação Pampilhosa/Figueira da Foz pode ter um papel “crucial como fator de dinamização da economia da região e como via complementar da Linha do Norte no troço Pampilhosa/Alfarelos”.

Os socialistas argumentam ainda que o troço Pampilhosa/Alfarelos “é o mais congestionado do país, com centenas de marchas diárias (Alfa, Intercidades, Serviços internacionais, Sub-urbanos Coimbra – Figueira da Foz, regionais Coimbra – Guarda e Coimbra – Entroncamento, Linha do Oeste e Comboios de Mercadorias).

PUBLICIDADE

publicidade

PUBLICIDADE