Coimbra

Provérbios e sabedoria popular em destaque na Biblioteca Municipal de Cantanhede

Notícias de Coimbra | 2 horas atrás em 14-02-2025

Mais de 80 participantes marcaram presença na passada quarta-feira, dia 12 de fevereiro, numa sessão subordinada ao tema “Provérbios – Herança Cultural e Sabedoria Popular”, realizada no auditório da Biblioteca Municipal de Cantanhede.

PUBLICIDADE

PUBLICIDADE

publicidade
publicidade

PUBLICIDADE

PUBLICIDADE

publicidade

Integrada no projeto Tardes Comunitárias, a sessão esteve a cargo da bibliotecária municipal Maria Teresa Paixão, que em conjunto com os participantes, evidenciou a atualidade e utilidade destas máximas, muitas já usadas por civilizações da antiguidade, nomeadamente a suméria, a chinesa, a greco-romana, entre outras.

No decurso da atividade, refletiu-se sobre a importância sociológica dos provérbios ao longo da História e sobre o valor dos mesmos para a herança cultural e para a sabedoria popular das comunidades que os usuam.

Num ambiente descontraído, os participantes foram, ainda, convidados a discorrer sobre provérbios da sua predileção, aceitando o desafio de no futuro elaborarem um pequeno texto alusivo a essa máxima.

Com o objetivo de promover a participação ativa e saudável da população com idade igual ou superior a 55 anos e, desta forma, melhorar a qualidade de vida (bem-estar físico, social e mental) desta franja populacional, o Município de Cantanhede pretende, também, facultar o acesso a atividades dinamizadas pelos diferentes serviços, designadamente os serviços de Ação Social, Cultura, Desporto, Proteção
Civil e Turismo. O projeto pretende, ainda, fomentar a participação social e cívica e a troca de experiências, proporcionando a partilha de ideias, conhecimentos e momentos de convívio e estimular o gosto por uma constante atualização de saberes.

Assim, às quartas-feiras, entre as 14:30 e as 17:30, irão decorrer ações diversas, desde exercícios de ginástica ou de outros desportos, a debates em torno de matérias como a saúde e segurança, literatura, artes plásticas, turismo e proteção civil.

O mote para estas ações pode ser feito a partir da análise de documentos ou da projeção de filmes. Estão, ainda, previstas atividades como visitas guiadas, debates literários ou convívio social atrativo.

Os interessados podem comparecer livremente à primeira Acão do projeto, na qual devem formalizar a sua inscrição, sendo ainda possível fazê-lo na Casa Francisco Pinto, na Rua António José de Almeida nº 3, em Cantanhede, através do número 231 410 123 ou do email.

Related Images:

PUBLICIDADE

PUBLICIDADE