Coimbra
Provas e Comes em Santo Varão
A sede do Centro Beira Mondego, em Santo Varão, recebeu o II Festival das Sopas “Provas e Comes” | II Festival Sabores do Rio, no dia 3 de maio.
PUBLICIDADE
Organizado pelo Rancho Folclórico do Centro Beira Mondego – Santo Varão, a iniciativa reuniu quase 200 convivas e transformou o espaço numa acolhedora sala de convívio e de elogio à excelência da gastronomia da freguesia, colocando à disposição muitas iguarias e das quais se destacam nove saborosas sopas e o tradicional arroz doce.
Maria do Livramento Freire, Rosa Pacheco, Fernando Cavaco, Isabel Gomes, Pedro Santos e António Esteves prepararam as sopas da pedra, de nabiças com feijão-frade, de grão-de-bico, de espinafres, labersas, à lavrador, de peixe, caldo verde e canja que fizeram as delícias dos muitos convivas.
Bastante satisfeito com “o sucesso da iniciativa”, Fernando Cavaco, coordenador do Rancho Folclórico do Centro Beira Mondego – Santo Varão, aponta, a par da qualidade das sopas, “o preço acessível” para as pessoas aderirem ao evento.
No evento que contou também com a presença da vereadora Alexandra Ferreira e de elementos do executivo da Junta de Freguesia de Santo Varão liderada por João Girão, o coordenador do rancho revelou: “Não vamos deixar de fazer o ‘Provas e Comes’, mas estamos a pensar antecipar o evento para o inverno, uma altura em que as sopas são mais convidativas”.
À margem do festival, a vereadora e o presidente da Junta, João Girão, destacaram, respetivamente, “a excelente atividade desenvolvida em prol da divulgação da cultura” e “o orgulho imenso de em Santo Varão o espírito associativo continuar muito vívido e com eventos de qualidade que levam o nome da freguesia mais longe”.
Related Images:
PUBLICIDADE