Portugal
Proteção Civil regista 112 ocorrências até às 12:00 devido ao mau tempo
A Proteção Civil registou entre as 00:00 e as 12:00 de hoje um total de 112 ocorrências associadas ao mau tempo em Portugal continental, inclusive quedas de árvores e inundações, sobretudo na região de Lisboa e Vale do Tejo.
Fonte da Autoridade Nacional de Emergência e Proteção Civil (ANEPC) disse à agência Lusa que a maioria das 112 ocorrências registadas está relacionada com a queda de árvores, com 36 situações, a queda de estruturas (30) e inundações (24).
O maior número de ocorrências foi registado na região de Lisboa e Vale do Tejo, com 48 situações, seguindo-se as regiões Norte (31) e Centro (23).
“Não há registo de vítimas nem danos significativos”, informou a Proteção Civil.
Estas 112 ocorrências associadas ao mau tempo em Portugal continental envolveram 435 operacionais e 161 meios terrestres de proteção e socorro.
Todos os distritos de Portugal continental estão hoje sob aviso amarelo (o menos grave de uma escala de três) devido a precipitação forte, segundo o Instituto Português do Mar e da Atmosfera (IPMA).
Na sua maioria, os avisos de chuva forte, com possibilidade de trovoadas e queda de granizo em alguns casos, vigoraram entre as 06:00 e as 15:00, exceto nos distritos de Viseu, Porto, Vila Real, Viana do Castelo, Aveiro, Coimbra e Braga, onde se estendem estendem-se até às 24:00.
Devido a vento forte, o IPMA também emitiu aviso amarelo para 15 distritos até às 12:00, prolongando-o até às 15:00 no distrito de Faro.
Guarda e Castelo Branco são os distritos que somam ainda um aviso amarelo devido à queda de neve até às 18:00 de hoje, o que poderá provocar perturbações como vias condicionadas.
O IPMA emitiu ainda aviso amarelo para a costa devido a ondas que poderão chegar a um máximo de cinco metros.
O aviso amarelo é emitido sempre que existe uma situação de risco para determinadas atividades dependentes da situação meteorológica.
Related Images:
PUBLICIDADE