Amanhã, dia 9 de abril, pelas 18:00, na Estação Elevatória de Coimbra – Biblioteca Carlos Fiolhais, será inaugurada a exposição “Projetos de arquitetura para o planalto superior da Serra da Estrela”.
Organizada por Carlos Fiolhais e Rui Lobo, com curadoria de Carlos Martins e Diogo Coelho, a mostra apresenta os trabalhos desenvolvidos por estudantes do Mestrado Integrado em Arquitetura da Universidade de Coimbra, no âmbito do Atelier de Projeto, ao longo dos anos letivos de 2022 a 2024. A exposição resulta de uma reflexão aprofundada sobre o atual modelo de ocupação e uso do planalto superior da Serra da Estrela, território simultaneamente protegido e intensamente utilizado para atividades turísticas.
Tal como explica o Departamento de Arquitetura da Faculdade de Ciências e Tecnologia da Universidade de Coimbra (FCTUC), na folha de sala que elaborou para esta exposição, a intensa artificialização do lugar da Torre, a degradação dos ecossistemas locais e os desafios impostos pelas alterações climáticas foram o ponto de partida para um exercício académico que se traduziu num conjunto de propostas concretas, ancoradas em princípios de sustentabilidade, sensibilidade paisagística e responsabilidade ambiental.
PUBLICIDADE
A iniciativa desafiou os estudantes a repensar o território acima da cota 1500, tendo como desígnio a renaturalização da Torre e a criação de novas centralidades em Piornos e Lagoa Comprida, capazes de acolher os visitantes de forma sustentável. As propostas articulam o ordenamento do território com soluções de mobilidade, equipamentos para turismo de natureza e estruturas de apoio adaptadas às condições extremas do local, sempre com o foco na preservação dos ecossistemas e na valorização do património natural e cultural.
A exposição estará patente ao público até ao dia 9 de maio de 2025, com entrada livre, e poderá ser visitada de segunda a sexta-feira, das 10:00 às 13:00 e das 14:00 às 18:00.
PUBLICIDADE
PUBLICIDADE