Politécnico
Projeto para o setor agrícola vence concurso no Instituto Superior de Engenharia de Coimbra
Um projeto de desenvolvimento de máquinas terrestres capazes de fornecer dados para ajudar na tomada de decisão de estratégias agrícolas venceu hoje a primeira edição do FIKALAB ISEC (Instituto Superior de Engenharia de Coimbra) Challenge.
Os alunos Jorge Costa e João Santos desenvolveram uma máquina de quatro rodas motrizes, com braço robótico e câmaras incorporadas, capaz de detetar carências de certas substâncias e a presença de doenças, bem como analisar as necessidades hídricas dos terrenos de cultivo.
Segundo Gonçalo Silva, da empresa Critical Software, multinacional tecnológica portuguesa, que lançou o desafio ao ISEC através do seu laboratório tecnológico criativo (FIKALAB), inscreveram-se no concurso 10 projetos, embora só tenham sido finalizados cinco, que foram hoje apresentados.
“Há uma mais valia para os alunos de ganho de conhecimento e de notoriedade a nível curricular”, salientou o técnico à agência Lusa.
O projeto vencedor foi premiado com a aquisição de equipamentos no valor de três mil euros.
No encerramento da sessão de apresentação do projeto vencedor, o presidente do ISEC, Mário Velindro, frisou que a instituição de ensino pretende, cada vez mais, ter um conceito empresarial.
“O que nós queremos fazer é diferenciar a escola no ensino de engenharia aplicada com parceiros, sempre a pensarmos na sua aplicação”, disse à agência Lusa.
Mário Velindro referiu que a escola tem procurado “parceiros institucionais e tecnológicos para que possa desenvolver os trabalhos de acordo com as necessidades do mercado e para envolver o mais depressa possível os alunos no mercado profissional”.
“Não basta os alunos fazerem as cadeiras e unidades curriculares dentro da escola e não terem contacto com o mundo exterior”, sublinhou o dirigente, salientando que o projeto em parceria com a Critical Software se enquadra nessa estratégia de um ensino empresarial.
Segundo o presidente do ISEC, há outros laboratórios a caminho, através de parceiros empresariais e laboratórios de investigação e instituições que estejam fora da academia.
Related Images:
PUBLICIDADE