Cidade
Projeto Limites Invisíveis comemora terceiro aniversário.
O Projeto Limites Invisíveis comemora esta semana o seu terceiro aniversário.
Foi a 15 de fevereiro de 2016 que este projeto lançou o primeiro Programa Casa da Mata (PCM) – programa educativo na natureza para crianças em etapa de educação pré-escolar, na cidade de Coimbra.
Desenvolvido pelo consórcio Escola Superior de Educação de Coimbra (ESEC), CASPAE e Universidade de Aveiro – Departamento de Educação e Psicologia (UA-DEP), com o apoio do ICNF, o projeto Limites Invisíveis tem vindo a alargar as suas ofertas educativas e formativas.
Além dos Programas Casa da Mata (PCM), para crianças dos 3 aos 6 anos, o Projeto Limites Invisíveis desenvolve outras ofertas educativas, como Um Salto à Mata (programa para crianças do 1.º CEB) e Um dia na Casa da Mata (oferta educativa em formato de visita de estudo), para além de promover campos de férias durante as interrupções letivas dirigidos a crianças dos 3 aos 10 anos.
O alargamento destas ofertas têm proporcionado a muitas crianças um contacto regular com a natureza, tendo já beneficiado deste projeto um total de cerca de 1300 crianças.
Investindo na formação e na consultoria, tendo sempre presente a qualidade científico-pedagógica e a contextualização de práticas na natureza, o Projeto Limites Invisíveis tem procurado responder ao interesse evidenciado por profissionais de educação e famílias com ações de formação de diferentes formatos, bem como com processos de consultoria a organizações que procuram apoio no desenho de ofertas educativas, tendo a natureza como lugar privilegiado para o desenvolvimento de processos de ensino e de aprendizagem.
A investigação é igualmente uma dimensão essencial no projeto Limites Invisíveis, não apenas como elemento de monitorização da qualidade do projeto, mas também como construção de conhecimento neste domínio, tendo para o efeito parceiros nacionais e internacionais.
Related Images:
PUBLICIDADE