Coimbra

Programa Gapi 3 apoia a criação de 75 novas empresas de base tecnológia

Notícias de Coimbra | 9 anos atrás em 07-07-2015

75 novas empresas criadas em aproximadamente dois anos é o resultado do programa GAPI 3 – Rede de Apoio à Inovação e Empreendedorismo, um projecto  coordenado pelo Instituto Pedro Nunes e que conta com a participação da TecMinho – Associação Universidade-Empresa para o Desenvolvimento da Universidade do Minho, da Universidade de Aveiro, da Universidade de Coimbra, da Universidade de Évora e da Universidade do Porto.

PUBLICIDADE

publicidade

O GAPI 3 teve como principal objetivo promover o espírito empresarial e a criação de empresas inovadoras e de forte pendor tecnológico junto de alunos e jovens investigadores pertencentes ao universo do Sistema Cientifico e Tecnológico Nacional.

PUBLICIDADE

Este objetivo foi amplamente conseguido através do fomento das competências necessárias aos empreendedores para a concretização das suas ideias e projetos, pela transferência de tecnologia e geração de empresas spin-off universitárias, e com a promoção da inovação como forma de afirmação no(s) mercado(s) das empresas de base tecnológica e científica criadas.

Carlos Cerqueira, Director de Inovação do IPN e coordenador do projeto, considerou que “este é um esforço conjunto que vem já desde pelo menos o ano 2000 e se consolidou nos últimos 6 anos com projectos como o GAPI3.

Estes projectos permitem às universidades ter uma oferta estável e continuada para aqueles que querem fazer a sua empresa. Todos os anos, os alunos e investigadores sabem que se podem inscrever em concursos de ideias e negócios e acções de aceleração, quando são essas acções e em que lhes podem ser úteis. Sabem também que se quiserem arriscar, tem quem os acompanhe nesses esforços. E claro, os resultados estão à vista!”

Entre Fevereiro de 2013 e Junho de 2015 foram identificadas mais de 300 tecnologias em áreas tão diversas como aplicações informáticas para desenho de jogos, ferramentas de apoio à decisão agrícola, métodos de transferência de energia sem fios ou dispositivos portáteis de deteção de tipo sanguíneo, entre outros. Estas tecnologias foram identificadas através de contatos diretos com investigadores ou de outros promotores, sendo selecionadas as tecnologias com maior potencial de transferência e comercialização.

Nestes dois anos foram também realizados 10 concursos de ideias e negócios, 10 acções de aceleração e outras ações de capacitação para o empreendedorismo. Deste trabalho resultaram 75 novas empresas de base tecnológica.

Related Images:

PUBLICIDADE

publicidade

PUBLICIDADE