Saúde
Programa de Emagrecimento em Grupo ultrapassou objetivos
Os resultados das primeiras edições do Programa de Emagrecimento em Grupo (PEG) da consulta de obesidade do Agrupamento de Centros de Saúde Baixo Mondego (ACES BM) superaram, segundo a Administração Regional de Saúde do Centro, as espectativas e, por isso, a iniciativa repete-se agora, numa terceira edição que decorre até junho deste ano.
Este programa, da responsabilidade da nutricionista Ana Carvalhas do ACES BM, destina-se a utentes com excesso de peso e visa o emagrecimento através da aquisição de hábitos alimentares saudáveis e da prática regular de exercício físico. Exemplar no âmbito dos programas de promoção da saúde, a Administração Regional de Saúde do Centro considera que o PEG poderá vir a se replicado a nível de mais unidades de saúde da região.
PUBLICIDADE
Na primeira edição do PEG, o objetivo de perda de peso de 5% do peso inicial foi ultrapassado, tendo sido atingida uma média de perda de peso de 6%; já na segunda edição, este valor aumentou para 7%. A este propósito, vale a pena referir que existem numerosos estudos que demonstram melhorias clinicamente significativas das doenças associadas com perda de peso moderada de apenas 5% do peso corporal inicial.
Tal como nos programas anteriores, os participantes do PEG 3, que arrancou em janeiro, estão a frequentar sessões de educação para a saúde, com nutricionistas, médicos e psicólogos do ACES BM, workshops de confeção de ementas saudáveis e realizam atividade física ao ar livre com apoio de monitores de Educação Física.
O PEG, que preconiza o tratamento em grupo da obesidade, é dos únicos no país a nível dos cuidados de saúde primários. Tem como público-alvo utentes adultos do ACES BM da ARSC que apresentem excesso de peso e que, voluntariamente, queiram participar. As sessões têm a duração de 60 minutos, com avaliação prévia do peso e da composição corporal. Para além do programa de exercício físico e aquisição de hábitos alimentares saudáveis, os participantes seguem um plano alimentar que, a par com algumas restrições, integra fruta, legumes variados, iogurtes naturais sem açúcar, queijo fresco pouco gordo, fiambre, frutos oleaginosas, gelatina e água, ou infusões sem açúcar.
Related Images:
PUBLICIDADE