Coimbra

Processo de fusão entre LEROY MERLIN e AKI dá origem a empresa única

Notícias de Coimbra | 6 anos atrás em 30-01-2019

O processo de convergência — anunciado em junho de 2018,  no mercado português —  entre as empresas que representam as marcas LEROY MERLIN e AKI encontra-se concluído, desde o passado dia 31 de dezembro.

PUBLICIDADE

publicidade

A 01 de janeiro de 2019,  nasceu uma nova estrutura organizacional única com um novo modelo de negócio que une as duas empresas e marcas.

No âmbito deste processo de convergência, a ADEO — detentora das duas empresas nacionais, BRICODIS – DISTRIBUIÇÃO DE BRICOLAGE S.A. e a BCM – BRICOLAGE S.A, que exploram respetivamente as insígnias AKI e LEROY MERLIN —  fundiu estas duas empresas e marcas,  tornando-as numa única entidade empresarial. Desta união, surge uma nova estrutura organizacional única.

A contrução desta nova organização empresarial irá preservar o melhor de ambas as empresas e insígnias, focando-se no bem-estar dos seus Colaboradores e na satisfação de todas as necessidades dos seus Clientes. O intuito é criar uma verdadeira Plataforma da Casa e do Habitante, dando resposta aos desafios prioritários identificados no mercado nacional.

O processo de convergência em Portugal surge no âmbito do plano estratégico de reorganização internacional do grupo francês ADEO que teve início no segundo semestre de 2017. Esta reestruturação empresarial tem como ambição fazer evoluir os atuais modelos de negócio das empresas ADEO, rumo à transformação numa empresa multiformato, mais competitiva no território da melhoria da casa, capaz de satisfazer todas as necessidades e de ter a máxima utilidade para o Cliente-Habitante.

Associados ao conceito de multiformato, irão surgir novos conceitos de loja, com diferentes dimensões e formatos, cada um com a sua promessa Cliente bem definida e com uma oferta global ajustada. Os formatos poderão variar do mais pequeno (entre 400 e 1000 m2) até ao mais conhecido, o de maior dimensão (5.500 e 7.500 m2). Até 2021, irá decorrer um plano de transformação das lojas AKI que, gradualmente, darão lugar a novas lojas sob o conceito LEROY MERLIN multiformato.

PUBLICIDADE

publicidade

Em junho de 2018, em Torres Vedras, a empresa avançou com a primeira transformação de uma loja AKI numa loja LEROY MERLIN, no âmbito do processo de convergência, mantendo a mesma superfície de venda (cerca de 4.000 m2). A loja de Torres Vedras surgiu assim como a loja piloto onde nasceu um novo conceito, que conjuga o melhor do que a loja AKI já apresentava, com o que define uma loja LEROY MERLIN: mais equipa, mais variedade de produtos e serviços. Ou seja, criou-se um espaço comercial com mais soluções para dar resposta às diferentes necessidades do habitante, desde a mais pequena manutenção ou melhoria da casa, até aos projetos de renovação mais completos.

 

Este novo modelo de negócio multiformato apresenta ainda um conceito de organização por Zonas de Vida que reflete uma reorganização geográfica que passa a englobar lojas de diferentes dimensões e formatos, organizadas de forma simples e cooperante entre si. Este novo conceito organizacional visa explorar a complementaridade dos diferentes formatos para dar uma resposta  mais a todas as necessidades de cada Cliente-Habitante.

 

No total, são criadas sete Zonas de Vida, cada uma correspondendo a uma área geográfica bem definida e delimitada, visando uma maior proximidade e conhecimento de cada Cliente-Habitante. Cada Zona de Vida tem autonomia local, tendo as lojas das mesmas uma interdependência entre si de uma visão comum.

 

Desta forma, a nova LEROY MERLIN multiformato pretende satisfazer todas as necessidades do Cliente-Habitante na área da melhoria da casa, assim como acompanhar as suas tendências de compra e hábitos de consumo.

 

 

Related Images:

PUBLICIDADE

publicidade

PUBLICIDADE