A primeira reunião da Câmara 2017-21 sem comunicação social

A primeira reunião da Câmara Municipal de Coimbra para o mandato 2017-21 decorreu nesta terça-feira, dia 31 de outubro, pelas 17:30, na Sala de Sessões dos Paços do Município.
A autarquia informou que “Nos termos da lei vigente, informa-se que o presidente da CMC, Manuel Machado, irá propor ao executivo, no âmbito da discussão do Regimento das Reuniões, a possibilidade da comunicação social poder assistir às reuniões ordinárias desse órgão, à semelhança do que aconteceu no mandato anterior. Todavia, fruto dessa presença ter de ser votada nesta primeira reunião, a decisão do executivo apenas terá efeitos práticos na segunda reunião ordinária. Assim, a presença da comunicação social na reunião de amanhã terá de se limitar ao registo fotográfico no início da sessão”, que poder ver com legendas, enquanto aguardamos que a edilidade nos diga se podemos ou não podemos entrar nas reuniões quinzenais do novo executivo.
PUBLICIDADE
Na “ordem do dia” terá estado a discussão e aprovação do Regimento das Reuniões da Câmara Municipal de Coimbra;Delegação de Competências da Câmara Municipal no seu Presidente; Fixação de vereadores a tempo inteiro e a meio tempo; Designação do Presidente da Câmara Municipal como representante do Município nas Assembleias Gerais, para efeitos do disposto na alínea oo) do nº 1 do artigo 33º da Lei nº 75/2013, de 12 de setembro e Ratificação dos atos, decisões e autorizações praticados pelo Presidente da Câmara Municipal entre 1-10-2017 e 25-10-2017, ao abrigo do nº 2 do artigo 3º da Lei nº 47/2005, de 29 de agosto.
A “situação” continua do lado de esquerdo de quem entra na sala onde decorrem as reuniões.
Carlos Cidade, Vice-Presidente da Câmara, ocupa o lugar onde se sentou Rosa Reis Marques entre 2013 e 2017. A estreante Regina Bento fica com a cadeira de Cidade. Jorge Alves e Carina Gomes voltam a ocupar as mesmos lugares. Francisco Queirós continua com o 5º lugar da bancada.
A oposição mantém a bancada da direita, onde podemos ver os 3 eleitos do PSD/CDS/PPM/MPT e os dois eleitos do movimento Somos Coimbra.
Jaime Ramos, Madalena Abreu e Paulo Leitão representam o PSD/CDS/PPM/MPT. Com a renúncia de Jaime Ramos, entra Paula Pêgo (quinta da lista Mais Coimbra). Madalena Abreu avança um cadeira e passa a número um da oposição. José Manuel Silva e Ana Bastos preenchem os lugares do Somos Coimbra, ocupando as cadeiras quem em 2013-17 foram do PSD/MPT/PPM e do movimento Cidadãos por Coimbra, que, como se sabe, não conseguiu eleger o seu cabeça de lista Jorge Gouveia Monteiro.
Manuel Machado, o reeleito Presidente da Câmara Municipal de Coimbra, continua a contar com o superior apoio de Nuno Mateus e Rosa Batanenete.
O socialista Manuel Machado foi eleito presidente da Câmara de Coimbra nas eleições autárquicas de 1 de outubro, com a lista do PS a conseguir 35,46% dos votos, elegendo cinco mandatos.
Manuel Machado, Carlos Cidade, Regina Bento, Jorge Alves e Carina Gomes são os 5 eleitos pelo Partido Socialista.
A coligação PSD/CDS-PP/MPT/PPM ficou em segundo lugar nas eleições, com 26,56% dos votos e três mandatos, menos um do que em 2013.
A Mais Coimbra elegeu Jaime Ramos, Madalena Abreu e Paulo Leitão. Jaime Ramos, optou por renunciar, permitindo assim a entrada de Paula Pêgo.
Somos Coimbra, do ex-bastonário da Ordem dos Médicos, conseguiu 16,06% dos votos e dois mandatos.
Esta lista independente elegeu o líder José Manuel Silva e Ana Bastos.
A coligação PCP-PEV, tem 8,30% e um mandato.
Francisco Queirós continuará a representar a CDU no executivo municipal de Coimbra.
Notícia em desenvolvimento
Related Images:
PUBLICIDADE
PUBLICIDADE