Mundo
Previsões para o novo ano: Como as pessoas imaginavam que seria 2025?
Em 1995, um programa da BBC sobre os avanços da ciência e da tecnologia chamado Tomorrow’s World decidiu prever como seria o mundo 30 anos depois, em 2025.
Uma das primeiras previsões feitas foi em relação às “revoltas do ciberespaço”. Em 1995, o programa da BBC acreditava que a World Wide Web traria problemas no futuro. O Tomorrow’s World previu que “barões empresariais” e os bancos assumiriam o controle da internet até o ano 2000.
O programa de 1995 especulou também que a mineração espacial se tornaria uma indústria lucrativa. Empresas privadas escavariam asteroides nas proximidades da Terra, em busca de metais preciosos. O programa também sugeriu que o lixo espacial se tornaria um problema tão grande que ameaçaria a segurança de astronautas, avança a BBC.
Tomorrow’s World previu também que, em 2004, o Reino Unido aprovaria uma lei determinando que todos os hospitais do país publicassem um quadro de classificação, com os índices de sucesso de todos os cirurgiões.
Os cirurgiões no topo da lista ficariam populares, ganhariam bem e os avanços da tecnologia permitiriam que eles operassem à distância, ou seja utilizassem “luvas espaciais” para realizar cirurgias em hologramas dos pacientes. Enquanto que, no lado do paciente, um robô imitaria perfeitamente os movimentos do médico.
Serviços bancários com um microchip no braço, foram outras das previsões realizadas. O programa previu também uma grande restauração dos bosques britânicos, graças à engenharia genética e às instalações agrícolas de vários andares, que permitiram o retorno de animais à natureza, incluindo o urso-pardo.
A futurista Tracey Follows acredita que o programa de 1995 acertou em muitas ideias importantes. Em 2055, ela acha que muitas pessoas estarão “cognitivamente conectadas”, uma colmeia de mentes humanas e tecnologia ligada por servidores, que irá ajudar no compartilhamento de ideias.
Tom Cheesewright, por sua vez, acredita que duas das perspectivas mais fascinantes dos próximos 30 anos serão a ciência dos materiais e a bioengenharia.
Related Images:
PUBLICIDADE