Coimbra

Presidente do CASPAE defende “trabalho conjunto” das instituições sociais

António Alves | 2 horas atrás em 11-02-2025

Emília Bigotte defendeu terça-feira, 11 de fevereiro, um trabalho conjunto das várias instituições sociais.

PUBLICIDADE

PUBLICIDADE

publicidade
publicidade

PUBLICIDADE

PUBLICIDADE

publicidade

Ao intervir na sessão de abertura do Coimbra Social Summit, a presidente do Centro de Apoio Social de Pais e Amigos da Escola (CASPAE) disse que “cada uma das instituições tem as suas especificidades, trabalham em determinados setores, em determinados públicos, e são as pessoas que mais sabem, porque estão no terreno”.

Dessa forma, entende que é essencial o trabalho conjunto para dar uma melhor resposta à população que precisa deste tipo de apoio.

No seu entender, as organizações sociais não podem continuar a entrar em ação para colmatar lacunas estruturais que deveriam ser responsabilidade das políticas públicas ou do setor privado.

Um dos exemplos dado por Emília Bigotte diz respeito aos cidadãos com mais de 65 anos. “Nós percebemos que há muitas pessoas que estão perfeitamente capazes, mas precisam de um serviço de apoio domiciliar inovador”, referiu ao Notícias de Coimbra.

Fundamental é a utilização das novas tecnologias para que estes cidadãos “possam sentir-se confortáveis, permitir atividades de socialização e permitir outro tipo de atividades que possam desenvolver a parte cognitiva”.

Veja o Direto NDC com Emília Bigotte

O Coimbra Social Summit é uma iniciativa coorganizada pelo Município de Coimbra e CASPAE e pretende juntar agentes do setor social numa reflexão conjunta e interdisciplinar sobre a importância do setor no desenvolvimento social na região de Coimbra.

O primeiro dia (terça-feira, 11 de fevereiro) é de acesso livre no Convento São Francisco e especialmente dedicado à apresentação de projetos inovadores na área social, que foram previamente candidatados e selecionados pela organização, além de proporcionar aos visitantes uma mostra com 20 expositores institucionais do setor, que podem ser visitados até às 17:30.

No segundo dia, a participação é gratuita, mas requeria inscrição, estando prevista a realização de conferências e mesas redondas subordinadas a diversos temas relacionados com a área social, sendo que se mantém a mostra com os expositores institucionais das 10:00 às 17:30.

Related Images:

PUBLICIDADE

PUBLICIDADE