Região

Presidente de Oliveira do Hospital visita Dispositivo de Combate a Incêndios Rurais

Notícias de Coimbra | 3 meses atrás em 23-08-2024

O presidente da Câmara Municipal de Oliveira do Hospital, José Francisco Rolo, visitou, esta manhã, as instalações das forças de socorro e segurança do concelho, no âmbito da visita operacional que é feita anualmente na época de verão ao Dispositivo de Combate a Incêndios Rurais no concelho.

No quadro da situação atual para a época de verão, com temperaturas elevadas e o agravamento do risco de incêndio, José Francisco Rolo, acompanhado do coordenador municipal de Proteção Civil, José Carlos Marques, visitou os quartéis dos Bombeiros Voluntários de Oliveira do Hospital e dos Bombeiros Voluntários de Lagares da Beira e o posto territorial da GNR de Oliveira do Hospital.

PUBLICIDADE

publicidade

Nesta visita de acompanhamento às equipas que integram o DECIR – Dispositivo Especial de Combate a Incêndios Rurais, realizada por José Francisco Rolo todos os anos desde que assumiu a liderança do Município de Oliveira do Hospital, o presidente da Câmara Municipal demonstrou “total confiança” naquele dispositivo e “na capacidade de manterem ativos os canais de comunicação, para a articulação de esforços e de partilha de informação essencial”.

José Francisco Rolo considera que esta postura das equipas será “ainda mais aprofundada com o já pronto Centro Municipal de Proteção Civil de Oliveira do Hospital, a nova casa da casa da cooperação entre todos os agentes da proteção civil”. 

Na mensagem de reconhecimento e incentivo transmitida às equipas de combate a incêndios e às forças de segurança, o presidente da Câmara Municipal elogiou ainda “o regime de prontidão e a capacidade de trabalho destes homens e mulheres que, de forma abnegada, enfrentam desafios e trabalham na defesa da população”. 

O trabalho desenvolvido diariamente pelas equipas de Sapadores Florestais no sistema de gestão integrada de fogos rurais no concelho, “por vezes não tão visível, mas de importante valorização na prevenção como no combate dos incêndios”, também foi notado por José Francisco Rolo.

A proibição da realização de queimas e queimadas até ao final de setembro “como fator determinante para a prevenção dos incêndios” foi outro dos temas abordados com os comandantes Emídio Camacho e António Pinto, nas visitas aos bombeiros de Oliveira do Hospital e de Lagares de Beira, e com o sargento Eugénio Simões, no posto territorial da GNR de Oliveira do Hospital.

PUBLICIDADE

publicidade

Related Images:

PUBLICIDADE

publicidade

PUBLICIDADE