Coimbra
Presidente da Câmara de Coimbra diz que se internalização dos SMTUC chumbar na Assembleia Municipal vai responsabilizar a oposição (com vídeos)

A Câmara de Coimbra aprovou esta segunda-feira a proposta de internalização dos Serviços Municipalizados de Transportes Urbanos de Coimbra (SMTUC) com os votos a favor dos vereadores eleitos pela coligação Juntos Somos Coimbra (PSD/CDS/Nós, Cidadãos! /PPM/Aliança/Rir/Volt) e com os votos contra do PS e da CDU. Para se tornar efetiva, a proposta ainda tem de ser aprovada na Assembleia Municipal (AM). Caso não seja, o presidente da Câmara diz que vai “responsabilizar a oposição pelos problemas dos SMTUC”.
José Manuel Silva falou ao Notícias de Coimbra no final da reunião do executivo sobre o processo de internalização dos transportes urbanos, uma medida que considera que permitirá corrigir um erro de gestão, “otimizando, sem despedimentos”, a organização dos serviços e a gestão conjunta dos recursos humanos, com redução de custos da estrutura fixa alocada exclusivamente aos SMTUC.
Questionado se receia que a AM venha a chumbar esta proposta o autarca respondeu: “Eu não receio nada. O problema não é para mim, é para Coimbra, para a boa gestão dos transportes públicos municipais do concelho de Coimbra. Agora passarei a apontar também o dedo à oposição dizendo: vocês não nos permitiram mudar o modelo de gestão, para um modelo que é da preferência de mais de 93% das câmaras do país”, vincou. José Manuel Silva lembrou ainda que a oposição, apesar de chumbar a internalização, “não apresentou uma proposta e como tal serão responsáveis pelos problemas dos SMTUC”.
PUBLICIDADE
O PS e a CDU suportaram o voto contra com a “escassa fundamentação” apresentada pela maioria e “ausência de estudos que demonstrem ganhos na gestão financeira dos serviços”.
Leia também: Câmara de Coimbra aprova internalização dos transportes urbanos – Notícias de Coimbra (noticiasdecoimbra.pt)
Veja o direto NDC com José Manuel Silva:
Veja o direto NDC com Regina Bento, vereadora do PS:
PUBLICIDADE