Coimbra
Presidente da AAC deixa o aviso: “As repúblicas de Coimbra não podem ser ameaçadas pelo alojamento local”
Renato Daniel tomou posse como presidente da Direção-Geral da Associação Académica de Coimbra (DG-AAC). A cerimónia decorreu esta segunda-feira, 11 de dezembro, no Auditório da Reitoria repleto de estudantes e familiares.
O estudante da Faculdade de Economia admite que “terá pela frente um mandato cheio de desafios”, realçando como principais bandeiras a ação social para o Ensino Superior, com destaque para a habitação estudantil.
PUBLICIDADE
Renato Daniel quer “mais camas, mais residências, mais e melhores condições. A habitação estudantil não pode ser esquecida e as repúblicas de Coimbra não podem ser ameaçadas pelo alojamento local. Que se auxiliem as Repúblicas e os espaços que são dos estudantes e servem os estudantes e que estes espaços não sejam mais deixados ao abandono”.
O RJIES – Regime Jurídico das Instituições de Ensino Superior será outra das lutas do novo representante da DG-AAC que quer “que se aumente a representatividade dos estudantes nos Órgão de Governo das Universidades”.
Renato Daniel adianta que irão “propor o ingresso da Associação Académica de Coimbra no Conselho das Associações Académicas Portuguesas”.
No seu discurso, o aluno natural da Lousã desafiou os “responsáveis políticos do país a ouvirem mais os jovens e as suas ideias e reivindicações”.
O novo presidente da DG-AAC salientou que a sua equipa no âmbito das comemorações dos 50 anos do 25 de Abril pretende realizar a recriação da Final da Taça de 1969, colocando frente a frente o Sport Lisboa e Benfica e a Associação Académica de Coimbra. “Queremos recriar, recordar e celebrar um momento desportivo que marcou o virar da página na luta pela liberdade”, referiu.
O reitor da Universidade de Coimbra garantiu “defender publicamente o aumento da representatividade dos estudantes”no Conselho de Reitores das Universidades Portuguesas.
Amílcar Falcão destacou no seu discurso a importância da forte união da academia para vencer as adversidades.
Refira-se que a nova presidente da Mesa da Assembleia Magna é Carolina Rama.
A terminar a sessão ouviu-se Fado de Coimbra.
Related Images:
PUBLICIDADE