Economia
Presentes de Natal: 6 em cada 10 serão roupa, acessórios ou perfumes
Imagem: Depositphotos.com
Em plena campanha natalícia, os portugueses encontram-se imersos na procura de presentes e planos para tornar a época festiva perfeita para si e para os seus entes queridos.
As pesquisas no Google multiplicam-se nesta época, sendo os termos mais procurados “presentes de Natal”, “enfeites de Natal” ou “árvore de Natal”.
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Além disso, segundo uma análise realizada pela Think with Google, os consumidores vão priorizar fatores como a sustentabilidade, a poupança e a conveniência no processo de compra, na hora de organizar a lista de desejos dos presentes de Natal.
Na realidade, os portugueses estão a encarar este período com mais otimismo do que no ano passado. É o que se conclui dos resultados apresentados pelo Observador Cetelem Natal, que indica que a previsão de gastos dos portugueses nas compras de Natal aumenta 27% face a 2023, concretamente, estima-se em 272€.
Quanto ao tipo de presente, seis em cada dez serão produtos como roupa, relógios e perfumes, superando os brinquedos ou presentes infantis (55%).
Neste contexto, a Webloyalty, empresa líder na geração de receitas adicionais em eCommerce através de uma solução de Retail Media, realizou uma análise das tendências de consumo online dos portugueses durante a campanha natalícia que, no ano passado, segundo o Observador Cetelem, representou um gasto médio de 127€.
“Embora a maioria dos portugueses (85%) goste de fazer compras de Natal em lojas físicas, 50% já declaravam que as fariam pela Internet* para evitar aglomerações, comparar preços rapidamente e aproveitar novas formas de poupança. Destacam-se, nomeadamente, soluções como o cashback que oferecem programas como, por exemplo, o Compra e Poupa, onde recebem reembolsos de no mínimo 10% das compras online que realizam em lojas online através da plataforma”, comenta Eduardo Esparza, VP General Manager de Webloyalty Iberia & Brasil.
“O Natal é um momento-chave para as lojas, já que os consumidores estão predispostos a consumir. Mas, ao mesmo tempo, o número de impactos publicitários que os consumidores recebem é tão elevado e por tantas vias, que é difícil alcançar essa conversão em venda.
Por isso, o Retail Media apresenta-se como uma estratégia fundamental para otimizar as campanhas, com o objetivo de dar aos utilizadores informação sobre tudo o que possa ser do seu interesse. O Natal é um momento comercial muito importante que deve ser aproveitado para fidelizar os clientes existentes, bem como para chegar a novos clientes e tentar conquistá-los com o produto e com a melhor experiência de compra”, assegura o VP General Manager de Webloyalty Iberia & Brasil.
O Retail Media permite gerar receitas adicionais, otimizar as ações de marketing e personalizar a experiência de compra. Desta forma, esta ferramenta ajuda as lojas a impulsionar a sua rentabilidade num ambiente comercial cada vez mais competitivo, especialmente durante períodos de alta atividade como a campanha de Natal.
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