Primeira Página
Prepare-se! Tem muitas propostas gratuitas para fazer em Coimbra este fim de semana
Fotografia, música e animação de Natal são algumas das atividades gratuitas programadas para este fim de semana na cidade de Coimbra.
O centenário do nascimento de Mário Soares vai ser assinalado este sábado, a partir das 13:30, na Sala do Catálogo da Casa Municipal da Cultura de Coimbra. Neste local, é inaugurada a exposição de fotografia “Mário Soares, por Fernando Marques ‘O Formidável’”, que irá ficar patente até 4 de janeiro de 2025.
PUBLICIDADE
A mostra reúne um conjunto de 12 fotografias do repórter conimbricense Fernando Marques, cujo espólio está depositado na Biblioteca Municipal.
Se gosta de música, pode assistir ao concerto comemorativo do 144.º aniversário do Orfeon Académico de Coimbra. O espetáculo decorre sábado, às 21:00, na Igreja da Rainha Santa Clara-a-Nova.
Ao longo da iniciativa será apresentado tudo o que “o instrumento a que chamamos “Voz” tem para oferecer”. “Contará, também, com pequenos intermezzos em órgão, numa junção arrepiante de duas sonoridades tão distintas, mas tão intimamente ligadas”, referem os promotores.
Também integrado no Ciclo de Música Orphika da Universidade de Coimbra realiza-se no sábado, 7 de dezembro, o concerto MisaTango no Pavilhão Centro de Portugal.
MisaTango ou Misa a Buenos Aires foi composta pelo argentino Martín Palmeri e será interpretado pelo Ensemble de cordas da Orquestra Clássica do Centro, Coro Coimbra Vocal, a soprano Lara Martins e João Gentil no bandoneon, com direção de Sergio Alapont. As reservas dos bilhetes devem ser feitas para o mail direccao@orquestraclassicadocentro.org.
Os mais novos não são esquecidos nas propostas para este fim de semana. Já este sábado, pelas 10:00, o espírito de Natal invade o Mercado Municipal D. Pedro V com a tão esperada chegada do Pai Natal, numa encenação repleta de magia.
Acompanhado por ajudantes, o Pai Natal vai trazer pequenas lembranças para todas as crianças e vai dar início a um dia repleto de atividades que prometem encantar visitantes de todas as idades.
Na Biblioteca Infantil da Casa Municipal da Cultura, está disponível para visita no sábado a exposição “Os símbolos de Natal”. Trata-se de uma mostra explicativa de todos os símbolos associados ao Natal, desde a estrela ao sino, com apresentação de livros com as melhores ilustrações e histórias de Natal.
Se preferirem percorrer as ruas da Baixa de Coimbra este sábado, principalmente o eixo entre a Praça 8 de Maio e a Praça do Comércio, pode visitar o Mercado de Natal nesta praça histórica entre as 10:00 e as 22:00 de sábado.
Ao longo do dia, estão previstas diversas atuações integradas na programação de Coimbra Natal. Pelas 11:00 tem lugar uma Arruada do Boneco de Neve e da Rena do Pai Natal pelas ruas da zona central da cidade.
Na Praça do Comércio, estão previstas diversas atuações. Às 12:00, é a a vez do Rancho Folclórico Etnográfico Rosas da Amoreira. Pelas 17:00, a escolha recaiu no Rancho Folclórico Rosas do Mondego.
O Átrio da Câmara Municipal de Coimbra recebe, pelas 16:00, a “Academia com Vida”.
Já na Igreja de Santa Cruz, tem lugar no sábado às 18:00 o Encontro Natalício de Coros com a atuação do Coro de Professores de Coimbra e do Coro de Professores do Porto.
Na margem esquerda, mais concretamente no Choupalinho, continua a decorrer a Coimbra Magic Land. Um dos destaques da programação vai para a Parada de Natal no domingo, 8 de dezembro, pelas 17:00.
Para domingo, 8 de dezembro (feriado nacional do Dia da Imaculada Conceição), as sugestões começam logo às 09:00 com o arranque do Desfile de Pais Natal Motard.
Organizado pelo Grupo Motard Milhafres do Campone, juntamente com o Grupo Motard Bielas, este desfile vai percorrer várias artérias da cidade de Coimbra de moto e com os motociclistas vestidos de Pai Natal, com o objetivo de aliar as vertentes social, solidária e desportiva.
Depois de almoço, tem muitas iniciativas musicais para acompanhar na Baixa de Coimbra. A partir das 15:30, o grupo de dança “Tribo da Dança” vai atuar nas ruas Ferreira Borges e Visconde da Luz e na Praça 8 de Maio.
O Rancho Típico de Vila Nova vai “Cantar ao Menino” a partir das 16:00 no Átrio da Câmara
Municipal de Coimbra. Uma hora depois (17:00), e no mesmo local, é a vez do Coro dos Antigos Orfeonistas da Universidade de Coimbra interpretar alguns dos seus temas.
Às 18:00, mas na Igreja de São Bartolomeu, é a vez de conhecer o Grupo Folclórico e Etnográfico do Brinca (Eiras).
Related Images:
PUBLICIDADE