A Mostra de Doçaria Conventual e Contemporânea de Coimbra é um dos eventos em destaque no fim de semana em Coimbra.
O evento, promovido pelo município em parceria com a Associação de Doceiros de Coimbra, tem início às 14:00 de sábado e encerra às 20:00 de domingo no Convento São Francisco.
Meia centena de expositores, nacionais e internacionais, e mais áreas de circulação são as principais novidades desta iniciativa com entrada gratuita.
PUBLICIDADE
Workshops, lançamento de livro e espetáculo com Bruno Aleixo são algumas das propostas de uma mostra que decorre entre as 14:00 e as 22:00 de sábado e entre as 10:00 e as 20:00 de domingo.
Se o tempo permitir, realiza-se na zona envolvente da Loja do Cidadão em Coimbra mais uma edição da Feira de Velharias. Entre as 09:00 e as 18:00, expositores de vários pontos do país trazem a Coimbra um conjunto de antiguidades e objetos de coleção que fazem parte da nossa memória coletiva.
Na manhã de sábado, o destaque vai para a inauguração da Via Central às 10:00. Trata-se de uma via estruturante na Baixa de Coimbra, que permitirá a ligação da frente de rio à Rua da Sofia.
Para assinalar a data, a autarquia preparou um conjunto de atividades culturais e desportivas ao longo do dia. Insufláveis para os mais jovens e tecelagem de Almalaguês, através da associação “Herança do Passado”, são as propostas que duram o dia todo.
Se a meteorologia permitir, vai realizar-se às 10:00 uma demonstração que junta o rugby da Associação Académica de Coimbra e a Agrária.
Depois, às 12:00, tem lugar a atuação do Jazz ao Centro. Às 14:40 vão ouvir-se as concertinas da Associação Artística e Cultural “Os Sempre na Paródia de Coimbra”.
Depois, às 15:30, vai ser a Tuna Feminina da Universidade de Coimbra – As Fans a animar a Avenida Central e, às 16:30, o grupo Desperta Capacidade/Grupo Muzenza de Capoeira.
Outra das propostas passa pelo Centro de Arte Contemporânea de Coimbra (CACC) onde tem lugar às 15:00 de sábado uma visita guiada à exposição “Um Silabário por Reconstruir”.
Os curadores José Maçãs de Carvalho e Joana Oliveira Borges dão a conhecer as obras que estão repartidas entre o CACC e a Sala da Cidade dos Paços do Concelho. Os interessados podem ser feitas pelo telefone 239 828 052 ou pelo mail centroartecontemporanea@cm-coimbra.pt.
Durante a tarde de sábado, pode ainda visitar as atividades previstas para o Centro Cultural Penedo da Saudade e que estão integradas na DENSO – III Mostra Cultural e Artística da Região de Coimbra.
A artista plástica Ivone Ramos vai pintar uma aguarela ao vivo, a partir das 15:00, baseada numa fotografia do território de Mortágua.
Às 16:00, em representação do Município de Tábua, será feita a apresentação “Fulgor e Morte de João Brandão”, por Luís Pedro Ferreira, seguida da atuação do Coro Polifónico Municipal.
Pelas 17:00, o concerto da brass band Ursos das Gaitas, proposta do Município de Mira, encerra as atividades deste dia.
Para domingo, 23 de março, a proposta passa pela música. Às 18:00, o Mosteiro de Santa Maria de Celas acolhe um Recital Violino Solo com Clara Ramos.
Clara Ramos apresenta um programa desafiador e inspirador, explorando três obras marcantes de diferentes períodos: “Chaconne em Ré Menor”, de Bach, uma obra-prima do Barroco; “Caprice n.º 21”, de Paganini, um verdadeiro teste ao virtuosismo violinístico; e “Sonata n.º 3”, de Ysaÿe, onde lirismo e bravura se encontram.
PUBLICIDADE