Economia
Preço dos alimentos com novo aumento esta semana
A Deco Proteste revela que o preço a pagar por um cabaz de bens alimentares essenciais voltou a subir na semana passada, chegando a custar 226,98 euros.
A subida ligeira é de cerca de um euro. “Apesar de os preços estarem agora a dar sinais de estabilização, entre 23 de fevereiro de 2022, véspera do início da guerra na Ucrânia, e 5 de abril de 2023, o preço do cabaz alimentar já aumentou 43,35 euros (mais 23,61%)”, revela a Associação de Defesa do Consumidor.
A organização tem vindo a monitorizar semanalmente os preços de 63 produtos alimentares essenciais como frango, pescada, carapau, cenoura, batata, arroz, esparguete ou leite. Uma compra deste conjunto de alimentos custava no período que coincidiu com a invasão da Ucrânia 183,63 euros. Na semana passada atingiu os 226,98 euros (os tais mais 43,35 euros).
Para mitigar o aumento dos preços nestes produtos essenciais, o Governo assinou um pacto com o retalho e a produção agroalimentar que irá permitir a isenção de IVA, a partir de 18 de abril, em mais de 40 produtos. O objetivo é que esta isenção reduza os valores cobrados aos consumidores.
Related Images:
PUBLICIDADE