Saúde
Precisa de descontrair? Seis dicas para aliviar o stress
O stress é algo que atinge até as pessoas mais calmas. Até o individuo mais tranquilo já experenciou a ansiedade e o stress.
A expressão caracteriza uma “situação em que existe um aumento da produção de hormonas através das glândulas suprarrenais, como resposta a um conjunto de estímulos como a fadiga, o frio e as infeções. Para além desses estímulos existem outros como a pressão resultante do excesso de trabalho ou de responsabilidade, a irritabilidade, a impaciência, a ansiedade e ainda a instabilidade emocional”, segundo o e-Konomista.
Sinais:
O stress é prejudicial para a saúde e manifesta-se de várias formas, como por exemplo da irritabilidade constante ou do mau humor, mas também pode assumir-se de outras maneiras muito diferentes.
Consequências:
1. Alterações no peso:
“É muito frequente a perda ou ganho de peso repentino, em pessoas com um nível alto de stress diário. Seja por causa do trabalho, de questões familiares ou até por preocupações financeiras, o stress pode manifestar-se através de alterações no peso graduais ou até mesmo repentinas. Se sofre deste problema, certamente que sabe que o stress influencia o seu apetite, e consequentemente no peso. Por isso já sabe, emagrecer ou engordar pode ser um sinal de que anda stressada”, escreve o e-Konomista.
2. Transpiração (excessiva):
“A transpiração também pode ser um sinal de stress. Normalmente quando estamos perante um momento de grande ansiedade ou de pressão, podemos ficar com as mãos e as axilas excessivamente transpiradas. Este fenómeno intitula-se por “hiperidrose”, e não é de todo confortável”, menciona.
3. Enxaquecas:
“As dores de cabeça bem fortes, podem traduzir um momento de stress. Estas dores estão fortemente associadas à intensidade do stress, por isso é importante que tente manter a calma sempre que as sentir”, acrescenta.
4. Idas constantes à casa de banho:
“Pois é, se sofre deste problema saiba que pode estar perante uma forma de manifesto do stress que tem acumulado no seu corpo. É normal sentirmos vontade de urinar ou termos dores de estômago quando nos encontramos ansiosos”, pode ler-se no site do e-Konomista.
5. Dores musculares:
“Quando se sente pressionado, ansioso e até mesmo irritado é normal que o seu corpo fique mais tenso. O que acontece muitas vezes é associar uma pequena dor no pescoço a uma noite mal dormida, no entanto se tal facto se manter durante algumas noites seguidas, é importante que pare para refletir sobre o seu ritmo e tire uns minutos para relaxar”, acrescenta.
6. Perda de memória:
De acordo com o site: “A perda de memória também está associada ao stress. Se é daquelas pessoas que lida com o stress diário e nunca sabe onde colocou a carteira ou a chave do carro, saiba que pode ser uma chamada de atenção para que cuide da sua saúde e bem-estar.”
7. Queda de cabelo:
“A queda de cabelo é muito frequente em pessoas que tenham uma dose destress considerável no seu dia a dia. Se sentir que este pode ser o seu caso, deve conversar com o seu médico sobre o assunto para tentar perceber do que realmente se trata”, escreve.
Não sabe como aliviar o stress acumulado? Seis dicas de como atenuar:
Segundo o e-Konomista: “A respiração tem um papel fundamental quando se questiona como aliviar o stress. Por vezes o estilo de vida que levamos não nos permite fazer uma respiração calma e tranquilizante. Devemos sempre arranjar pequenos momentos ao longo do dia, para respirarmos fundo. Nos momentos mais tensos, nunca sabe como aliviar ostress. Deve tentar fazer uma pequena pausa e respirar fundo pelo menos 3 vezes seguidas. Vai ver que conseguirá enfrentar o stress de uma forma menos tensa.”
“Parece algo muito básico e com pouca importância, contudo trata-se de uma ação muito importante e que enquanto técnica de como aliviar o stress acumulado pode ser muito útil. Se é daquelas pessoas que quando está numa reunião, se sente num momento de maior tensão, saiba que ao beber um copo de água pode estar a ajudar o seu corpo a acalmar-se”, de acordo com o e-Konomista.
“Ao conversar com alguém sobre aquilo que está a sentir no momento, está automaticamente a exprimir aquilo que o preocupa ou que o deixa tenso. Trata-se de mais uma maneira de como aliviar o stress, bastante simples e eficaz. Sabemos que nem sempre é fácil exprimirmos o que sentimos, no entanto é algo que pode trabalhar e obter resultados bastantes positivos”, refere.
“Se não sabe como aliviar o stress face a situações complicadas de ansiedade e irritabilidade, pode optar por ouvir algumas músicas de que goste e que o acalmem. Todos nós temos alguma música que nos transmite uma sensação de bem-estar, e devemos ouvi-la sempre que possível para combatermos aquele sentimento menos bom que estamos a sentir e ao mesmo tempo aliviarmos a tensão do nosso corpo”, informa.
“Esta é uma dica de como aliviar o stress que já é seguida por várias pessoas. Basta que faça um esforço para desligar o telemóvel quando chega a casa. Para o ajudar, deve estabelecer horários para que o consiga fazer e em curtos períodos de tempo”, pode ler-se no artigo.
“Esta é uma tarefa muito importante para que se sinta organizado e uma excelente forma de como aliviar o stress. Ao anotar tudo aquilo que tem de fazer logo ao início do dia, vai conseguir ficar menos tenso e mais tranquilo. Para além disto, esta lista irá ajudá-lo para que não se esqueça de fazer nada ao longo do dia”, lê-se no site.
Related Images:
PUBLICIDADE