Coimbra
Praça 25 de Abril surge renovada, mas a estrela da tarde acaba por ser o autocarro da Metro
Selfies, diretos, muita curiosidade e, principalmente, vontade de conhecer o meio de transporte que irá revolucionar a mobilidade em Coimbra. Foi este o motivo para que muitas pessoas tivessem aproveitado o bom tempo da tarde desta quinta-feira para ir à renovada Praça 25 de Abril junto ao Estádio Cidade de Coimbra.
Depois de muitos meses em obra, a Praça 25 de Abril em Coimbra reabriu. Para já, apenas é possível andar a pé nesta zona, porque a via automóvel entre o Viaduto do Calhabé e a curva da rua D. João III ainda está a sofrer uma pequena intervenção.
Essa situação passou despercebida a muitos dos presentes, os quais foram apenas a esta renovada zona da cidade curiosos de conhecer o primeiro de 35 autocarros elétricos que irão estar ao serviço do Sistema de Mobilidade do Mondego.
PUBLICIDADE
Fotos, selfies e diretos com os telemóveis foram algumas das formas mais usadas por muitos dos presentes para ficarem com a recordação de um momento há muito aguardado pelos conimbricenses, e não só.
Carregue na galeria com imagens da inauguração da Praça 25 de Abril
Trata-se de um autocarro articulado com 19 metros de comprimento movido a baterias elétricas com 136 lugares sentados e em pé.
Guiamento ótico em túneis e estações, controlo de velocidade e anticolisão são alguns dos sistemas de apoio à condução que as 35 viaturas contratadas pelo Sistema de Mobilidade do Mondego vão dispor para fazer a ligação entre Serpins (Lousã) e o Largo da Portagem (previsivelmente no final deste ano) e, no final do próximo ano, para o traçado entre o Largo da Portagem e a estação de Coimbra – B e o Largo da Portagem ao Centro Hospitalar e Universitário de Coimbra.
Questionado pelo Notícias de Coimbra, o presidente da Metro Mondego João Marrana explicou porque é que optaram par adquirir este tipo de veículos e se não teme que, em certos períodos do horário de funcionamento, as viaturas circulem com muito poucos utentes.
Veja o Direto Notícias de Coimbra com João Marrana
Na cerimónia, a vogal da Infraestruras de Portugal (IP) Alexandra Barbosa aproveitou a oportunidade para salientar o investimento em curso no âmbito deste projeto, bem como fazer o ponto de situação das obras.
Do lado da autarquia, o presidente da câmara José Manuel Silva aproveitou a oportunidade para, mais uma vez, explicar o trabalho em curso e agradecer “a paciência” dos conimbricenses relativamente às obras.
O autarca comparou mesmo esta intervenção a uma operação cirúrgica, garantindo que depois da anestesia o doente (a cidade) sairá rejuvenescida e preparada para o futuro.
Veja o Direto Notícias de Coimbra com a inauguração da Praça 25 de Abril
A cerimónia terminou com o descerramento da placa, também ela, renovada com o nome da praça. Recorde-se que a reabilitação contemplou a criação de um novo arruamento dotado de lugares de estacionamento, que liga a Rua D. João III à Rua Tomé Rodrigues Sobral; a construção do corredor de ligação do Metrobus desde a Rua do Brasil até à zona do Estádio Cidade de Coimbra, incluindo a futura estação de São José e a ampliação do espaço pedonal.
Veja o Direto Notícias de Coimbra com o descerramento da placa
Veja o Direto Notícias de Coimbra com a curiosidade dos conimbricenses à volta do veículo
Related Images:
PUBLICIDADE