Região
Potencial dos dados de Observação da Terra na gestão municipal em debate na Pampilhosa da Serra
Realiza-se, no dia 7 de fevereiro, no Auditório Municipal de Pampilhosa da Serra, pelas 10:00, a sessão “Observação da Terra para os Municípios”, que visa proporcionar um espaço de diálogo, debates e apresentações de casos práticos sobre a utilização de dados de satélite no planeamento e gestão municipal.
A iniciativa é organizada pela Agência Espacial Portuguesa, em colaboração com a Comunidade Intermunicipal da Região de Coimbra (CIM-RC), o Centro de Competências Geoespaciais (CGEO) e a Câmara Municipal da Pampilhosa da Serra.
PUBLICIDADE
Este encontro, que integra o programa das celebrações do 10.º aniversário da CIM-RC, é gratuito e aberto ao público, mas requer inscrição obrigatória, até ao dia 31 de janeiro.
“Com esta iniciativa, pretendemos discutir com as instituições locais as suas necessidades e, ao mesmo tempo, divulgar o potencial da Observação da Terra na procura de soluções. O objetivo é perceber os obstáculos e apresentar oportunidades, garantindo que todos os municípios, independentemente da sua localização, possam ter acesso à informação recolhida pelas tecnologias espaciais e conhecer o ecossistema nacional, regional e local com o qual podem colaborar”, contextualiza Carolina Sá, gestora de projetos de Observação da Terra da Agência Espacial Portuguesa.
Jorge Brito, secretário executivo da CIM-RC, considera que este evento tem uma grande importância para a Região de Coimbra, “tendo em conta que este território tem características muito particulares, abrangendo zonas rústicas, urbanas e costeiras. O recurso a informações e tecnologias baseadas no espaço tem vindo a tornar-se cada vez mais essencial na tomada de decisões, seja em planeamento do território ou em situações de crise, como os incêndios florestais”.
A sessão tem início com um painel centrado no papel da Observação da Terra nos municípios, abarcando várias temáticas, como o programa Copernicus, as cidades inteligentes ou os desafios do uso das imagens de satélite. A manhã prossegue com um bloco dedicado a casos práticos, com apresentações sobre gestão florestal e urbana, mas também sobre a monitorização da poluição e das infraestruturas, por exemplo.
Durante o almoço, uma sessão de matchmaking facilitará a troca de contactos, conhecimentos, experiências e a fruição de novas parcerias. À tarde, destaca-se a mesa-redonda “A Inovação nos Municípios: acesso aos dados e novas aplicações”, onde estarão presentes representantes de instituições autárquicas da região Centro, mas também da academia e do setor privado e administração pública central, à qual se seguirá um fórum de discussão com a audiência.
O programa da sessão “Observação da Terra para os Municípios” pode ser consultado aqui.
Related Images:
PUBLICIDADE