Coimbra
Possível candidato a Presidente da República “morre de amores” por árvore em Coimbra
![](https://www.noticiasdecoimbra.pt/wp-content/uploads/2025/02/ANTONIO-SEGURO-ARVORE-AMORES-ANTO-JOSE-SEGURO-1024x629.jpg)
Imagem: António José Seguro / Facebook
A Figueira dos Amores, localizada nos Jardins da Quinta das Lágrimas, em Coimbra, foi eleita Árvore do Ano 2025 em Portugal, conquistando 2.713 votos e garantindo a sua participação no concurso European Tree of the Year.
Entre os muitos visitantes que já passaram pelo local, António José Seguro fez questão de tirar uma fotografia ao lado da árvore, partilhando o momento nas redes sociais.
“Visitei-a há poucos dias e partilho este registo”, escreveu o antigo líder do PS, que tem sido apontado como um possível candidato às eleições presidenciais de 2026.
A Figueira-da-Austrália (Ficus macrophylla) foi plantada no século XIX por um aristocrata conimbricense, fruto de uma troca de sementes com o Jardim Botânico de Sydney, na Austrália. Atualmente, é um dos ícones da Quinta das Lágrimas, atraindo milhares de visitantes que se encantam com a imponência dos seus ramos e raízes.
A candidatura ao título de Árvore do Ano foi apresentada pela Fundação Inês de Castro, destacando o valor patrimonial e simbólico da árvore. O segundo e terceiro lugares do concurso foram atribuídos à Oliveira do Mouchão (Mouriscas, Abrantes), com 2.470 votos, e ao Sobreiro Centenário (Abela, Setúbal), com 2.342 votos.
Com um total de 17.321 votos registados, o concurso reuniu uma dezena de árvores icónicas, incluindo figueiras, oliveiras, sobreiros, azinheiras, carvalhos e cedros. Agora, a Figueira dos Amores prepara-se para competir a nível europeu, com as votações online a decorrerem no início de 2025.
Related Images:
PUBLICIDADE
PUBLICIDADE