Economia

Portugueses trabalham atualmente menos horas do que antes da pandemia

NOTÍCIAS DE COIMBRA | 1 ano atrás em 11-07-2023

Os portugueses trabalham, em média, menos 4% de horas em comparação com antes da pandemia. A conclusão é do OECD Employment Outlook 2023, um relatório sobre o mercado de trabalho da Organização para a Cooperação e Desenvolvimento Económico (OCDE), que revela ainda que o emprego deve continuar a crescer e que os salários reais por hora caíram.

PUBLICIDADE

publicidade

Segundo dados citados pelo Notícias ao Minuto, relativamente às horas trabalhadas por trabalhador por conta de outrem, “na Letónia, Nova Zelândia, Eslovénia e Polónia [estas] aumentaram mais de 2%, enquanto diminuíram mais de 4% na Irlanda, Eslováquia, Portugal, Áustria e Coreia”.

PUBLICIDADE

Estes dados, refira-se, dizem respeito ao período entre o quarto trimestre de 2019 e o primeiro trimestre de 2023.

“A recuperação robusta da recessão da covid-19 perdeu força desde 2022”, tendo-se instalado “uma crise de custo de vida”, com a invasão russa da Ucrânia a contribuir para os níveis de inflação mais altos desde há décadas em vários países, lê-se no documento.

Ainda assim, a OCDE afirma que o emprego se “manteve firme”, enquanto as taxas de desemprego atingiram os níveis mais baixos das últimas décadas. O relatório indica ainda que o emprego deve continuar a crescer em 2023 e 2024.

“Espera-se que a taxa de desemprego em toda a OCDE aumente ligeiramente para 5,2% no quarto trimestre de 2024, embora com aumentos relativamente maiores de cerca de 0,75 ponto percentual ou mais esperados na Austrália, Nova Zelândia, Reino Unido e Estados Unidos”, conclui.

Related Images:

PUBLICIDADE

publicidade

PUBLICIDADE