Portugal
Português do Brasil vai deixar de existir?
O português falado no Brasil encontra-se em evolução e, dentro de algumas décadas, poderá ser reconhecido como “Brasileiro”, em vez de “Português”.
Fernando Venâncio, um linguista português, explora na sua obra ‘Assim Nasceu uma Língua’, as origens e a trajetória da língua portuguesa.
PUBLICIDADE
Sustenta, com base em diversos estudos académicos e documentos históricos, que o Português não surgiu, na verdade, em Portugal, mas no Reino da Galiza, uma região que integrava o que hoje conhecemos como Galiza, em Espanha, e que foi fundado no século V, após a queda do Império Romano. “A simples ideia de que, algum dia, um idioma estrangeiro possa ter sido a língua de Portugal é-nos insuportável”, pode ler-se na Executive Digest.
Contudo, não se limita a analisar as raízes históricas da língua. O linguista vislumbra que a variante falada no Brasil se distanciará de tal forma do Português que acabará por ser considerada um idioma autónomo. “Não há maneira de retroceder, não há maneira de travar esse processo de afastamento entre o Português e o Brasileiro”, prevê.
“Vai dar-se um afastamento do Português europeu. Não sabemos quando é que será. Só sabemos dizer que isso é inevitável”, conclui.
Related Images:
PUBLICIDADE
PUBLICIDADE