Desporto

Portugal entra a vencer a Noruega na estreia na fase principal do Euro de andebol

Notícias de Coimbra com Lusa | 10 meses atrás em 17-01-2024

Imagem: Federação de Andebol de Portugal

 Portugal venceu hoje por 37-32 a Noruega, em Hamburgo, e conquistou os dois primeiros pontos no Grupo II da ‘main round’ do Euro2024 de andebol, numa partida em que foi mais eficaz do que os nórdicos.

Com Pedro Portela em evidência na finalização, a marcar oito golos e uma eficácia de 100 por cento, que lhe valeu ser eleito o homem do jogo (MVP), a seleção portuguesa, bem defensiva e ofensivamente e esforçada, superou a crónica candidata Noruega.

PUBLICIDADE

O jogo inaugural do Grupo II da ‘main round’, na Arena de Hamburgo, que colocou frente a frente duas seleções à procura dos primeiros pontos, começou equilibrado, após o que a Noruega abriu para uma vantagem de dois golos, aos 4-2, com um parcial de 3-0.

Portugal, a cometer faltas técnicas e a falhar golos aparentemente fáceis, reuniu esforços para evitar que a seleção norueguesa se afastasse no marcador, surgindo, nesse período, o guarda-redes Diogo Rêma em destaque na baliza.

A Noruega, rápida nas transições e a explorar a velocidade dos seus jogadores para não deixar Portugal pensar o seu jogo, construiu uma vantagem de três golos pela primeira vez no encontro aos 9-6, que manteve até aos 11-8.

Com o marcador em 13-11, o selecionador Paulo Jorge Pereira solicitou o primeiro tempo técnico e os efeitos, no recomeço da partida, traduziram-se pela obtenção de um parcial de 6-0 e um período de sete minutos de ‘seca’ para a Noruega.

A evidenciar uma eficácia ofensiva e defensiva que até então não tinha apresentado no jogo, Portugal empatou aos 13-13 por Salvador Salvador, passou para a frente por Pedro Portela (14-13) e dilatou a vantagem para quatro golos aos 17-13.

PUBLICIDADE

publicidade

Após sete minutos sem marcar, a seleção norueguesa conseguiu finalmente reencontrar o caminho para a baliza de Diogo Rêma, duas vezes por Sander Overjorder (17-15), após o que Luís Frade fixou a vantagem ao intervalo em três golos (18-15).

Um inicio de segunda parte desastroso, com várias oportunidades perdidas por parte da seleção lusa, possibilitou à Noruega encurtar a diferença para apenas um golo aos 19-18.

Após falhar a oportunidade para elevar a vantagem para cinco golos, já depois de Martim Costa ter feito o 19-15, Portugal sofreu um parcial de 3-0, com o acumular de erros vários, que deixou a seleção norueguesa à distância mínima (19-18).

Com Diogo Rêma a fazer duas defesas e Pedro Portela e Francisco Costa a marcar, a seleção lusa repôs a vantagem em três golos, aos 21-18, que a Noruega voltou a reduzir para a margem mínima aos 21-20, com golos de Alexandre Blonz e Kristian Bjornsen.

Pedro Oliveira (2), Martins Costa, Gilberto Duarte e Salvador Salvador voltaram a alargar a vantagem para três golos, aos 26-23, que a seleção da Noruega, com o seu central Sander Sagosen algo apagado, voltou a reduzir para um (26-25).

Já com Gustavo Capdeville na baliza, com um punhado de boas intervenções, Portugal manteve a seleção norueguesa a dois golos de distância até aos 34-32 e Pedro Portela brilhou ainda no 34-31, com uma jogada aérea a passe de Rui Silva.

Com menos de quatro minutos para jogar, e num período com duas defesas de Gustavo Capdeville, a seleção lusa, com golos de Rui Silva, Leonel Fernandes e Gilberto Duarte, dilatou a vantagem para os cinco golos com que atingiu o resultado final (37-32).

Portugal prossegue a sua participação no Grupo II da ‘main round’ na sexta-feira, frente à Eslovénia, vencedora invicta do Grupo D, numa partida fundamental para amealhar pontos rumo à fase a eliminar do Euro2024.

Related Images:

PUBLICIDADE

publicidade

PUBLICIDADE