Portugal
Portugal é o quarto país da União Europeia com mais mortes na estrada
Em 2022, morreram 20.600 pessoas nas estradas da União Europeia (UE). Portugal registou uma taxa de 63 mortes por milhão de habitantes e é a quarta mais elevada dos estados-membros, bem acima da média da União Europeia que é de 46 ou de países próximos, como Espanha (36 mortes por milhão de habitante) e França (49). Pior, só a Roménia (86), a Bulgária (78) e a Croácia (71), revela o Jornal de Notícias.
Segundo dados divulgados pela Comissão Europeia, Portugal aumentou o número de mortes por milhão de habitantes de 54 para 63, entre 2021 e 2022, um aumento de mais de 16%. Os outros 13 países também registaram subidas. A Comissão atribuiu este agravamento ao aumento do tráfego após a pandemia.
Relativamente a 2019, “Portugal registou uma diminuição de 5% na taxa de mortalidade em acidentes rodoviários em 2022. No entanto, a redução média na UE foi de 10%. Quatro países (Malta, Países Baixos, Luxemburgo e Irlanda) aumentaram as mortes face a 2019 e outros cinco (Estónia, Espanha, França, Itália e Suécia) tiveram diminuições inferiores às de Portugal. Mas, nos nove estados, morreram menos pessoas por milhão de habitantes”, lê-se na notícia.
PUBLICIDADE
De acordo com o JN, a Comissão Europeia vai apresentar, nas próximas semanas, um pacote de propostas sobre a segurança rodoviária para tornar as estradas menos perigosas.
Related Images:
PUBLICIDADE