Região

Região Centro “é estruturalmente mal servida por ferrovia”

Notícias de Coimbra | 4 meses atrás em 04-06-2024

O turismo interno está em foco no Fórum Vê Portugal, que decorre em Torres Vedras, promovido pelo Turismo Centro de Portugal, e na sua 10ª edição tem como tema as guerras que agitam o mundo.

PUBLICIDADE

“O turismo é a Indústria da Paz. Numa altura em que o mundo atravessa momentos difíceis, o turismo em Portugal é um farol de crescimento. Quem hoje viaja por esse mundo fora, quer sentir-se em segurança e esquecer as notícias negativas. Não surpreende, por isso, que Portugal, e a Região Centro em particular, sejam vistos como oásis de paz e tranquilidade”, salientou, esta terça-feira , o presidente da Turismo Centro de Portugal.

Raul Almeida falava na sessão de abertura da 10.ª edição, que se tem afirmado como um pilar fundamental no debate sobre o turismo interno no país.

PUBLICIDADE

“Os números são expressivos. Em 2023, o Centro de Portugal recebeu quase oito milhões de dormidas nos alojamentos turísticos. Este valor, nunca alcançado pela Região, representa um aumento significativo de 11,6% em comparação com 2019, que era o nosso ano de referência”, sublinhou, acrescentando que “este enorme crescimento verificou-se tanto nas dormidas dos visitantes nacionais como dos que chegaram de fora do país”.

Para Raul Almeida “o Centro de Portugal está pujante e recomenda-se. Os desafios são constantes e não podemos baixar os braços”.

PUBLICIDADE

“Se é certo que o crescimento está a bater todos os recordes, também me parece evidente que a região cresceria ainda mais se fosse mais fácil de chegar ao Centro de Portugal, de avião, de comboio ou até de automóvel”, comentou.

O responsável referiu que a “a região é estruturalmente mal servida por ferrovia”, lembrando no seu discurso, “as obras da Linha da Beira Alta, que se eternizaram”.

A “transformação do IP3 em autoestrada, assim como construir o IC31, entre a A23 e Espanha, via Monfortinho, são investimentos prioritários e que o país precisa de realizar, sob pena de as assimetrias regionais se agravarem ainda mais”, lembrou.

O atual secretário de Estado de Turismo, Pedro Machado, que presidiu nos últimos dez anos à região de Turismo do Centro, esteve na abertura do Fórum Vê Portugal. A sessão contou também com Francisco Calheiros, que acabou de ser reconduzido no cargo de presidente da Confederação do Turismo de Portugal (CTP), de Raul Almeida, presidente do Turismo Centro de Portugal e da presidente da Câmara de Torres Novas, Laura Rodrigues.

Related Images:

PUBLICIDADE

PUBLICIDADE