Saúde

Portugal deita ao lixo 3,5 milhões de vacinas contra a Covid-19

NOTÍCIAS DE COIMBRA | 2 anos atrás em 08-05-2023

Portugal deitou ao lixo 3,5 milhões de vacinas contra a Covid-19. A União Europeia está a renegociar contratos com farmacêuticas para reduzir encomendas e alargar prazos de entrega. Portugal fez 14 contratos com seis fornecedores de vacinas.

PUBLICIDADE

PUBLICIDADE

publicidade
publicidade

PUBLICIDADE

PUBLICIDADE

publicidade
publicidade

Já foram deitadas ao lixo cerca de 3,5 milhões de doses de vacinas contra a Covid-19, segundo a notícia do Jornal Público.

A normalização da situação epidemiológica faz com que a maioria dos países da Europa não saiba o que fazer com as milhões de doses encomendadas no pico da pandemia e que estão perto de expirar a validade.

O Ministério da Saúde adianta, a pedido do Público, que entre 2020 e 2023, Portugal fez 14 contratos com seis fornecedores de vacinas. Foram entregues cerca de 40 milhões de 61,7 milhões de doses encomendadas, lê-se na notícia.

A OMS declarou oficialmente, na sexta-feira, dia 6 de maio, o fim da pandemia. Algo que estava em vigor desde 11 de março de 2020.

Recorde-se que, em Portugal, os primeiros casos foram diagnosticados a 2 de março de 2020 e, duas semanas depois, o país entrava no seu primeiro estado de emergência.

Related Images:

PUBLICIDADE

publicidade

PUBLICIDADE