Portugal

Portugal “anexado” pelo Brasil? A hilariante brincadeira que está a agitar as redes sociais

NOTÍCIAS DE COIMBRA | 48 minutos atrás em 22-04-2025

A criatividade da Internet parece não ter limites, e a mais recente prova disso é uma brincadeira viral que transformou Portugal, virtualmente, no mais novo estado do Brasil: a denominada “Guiana Brasileira”.

Uma onda de memes e vídeos tem inundado as redes sociais nos últimos dias, reimaginando o território luso como uma anexação brasileira, numa ironia ao passado colonial português.

Esta brincadeira, que ganhou força rapidamente online, apelida Portugal de “o 28.º estado brasileiro” ou como um “pedacinho do Brasil na Europa”, numa alusão ao crescente número de cidadãos brasileiros que têm escolhido Portugal como seu novo lar nos últimos anos. As referências ao passado histórico partilhado entre os dois países surgem após terem falado de uma “reparação histórica” e de descreverem o português de Portugal como uma forma “pré-histórica” ou “primitiva” da língua.

PUBLICIDADE

A imaginação dos criadores de memes foi longe, chegando ao ponto de conceber uma moeda oficial para esta “Guiana Brasileira” estampada com a figura de Cristiano Ronaldo, um hino e até uma bandeira própria, numa referência ao território ultramarino francês da Guiana Francesa.

Um utilizador da rede social X (antigo Twitter) brincou com os versos de “Os Lusíadas” de Luís Vaz de Camões, escrevendo que “Portugal é um exclave brasileiro, mais conhecido como Guiana Brasileira, rebaptizado pelos novos colonizadores, que chegaram a Portugal através dos dados móveis, navegando por mares nunca d’antes navegados. Descobriram a nova terra com os seus barões e guerreiros conectados”.

Contudo, a “Guiana Brasileira” não é o único nome sugerido para este Portugal “colonizado”. Outras propostas incluem “Vitória da Reconquista”, “Ilha de Camões”, “Rio de Fevereiro” ou “Pernambuco em pé”, havendo até quem avance com um novo lema para o país: “Ordem e Bacalhau”.

Apesar da natureza humorística da brincadeira para muitos brasileiros, a vaga de memes tem gerado indignação entre alguns portugueses.

Em contrapartida, um utilizador brasileiro da mesma rede social ironizou: “Falam mal, mas na primeira oportunidade se mudam para lá”. Outro internauta brasileiro comentou: “A comunidade cibernética brasileira não faz ideia da vergonha que passa quando se demonstra tão complexada com o facto de os portugueses terem descoberto o Brasil”.

As reações de alguns portugueses chegaram ao conhecimento do influenciador brasileiro Felipe Neto, que, referindo que metade da sua família é portuguesa, apelidou Portugal de “Faixa de Gajos”, garantindo que a brincadeira é feita “com carinho” e que “está tudo em paz”.

PUBLICIDADE

publicidade

PUBLICIDADE