Portugal
População pode ser impedida de sair de casa quando existir risco elevado de incêndio
As população que vivem nas zonas consideradas de risco elevado ou muito elevado de incêndio não poderão sair de casa e atravessar a floresta pelo menos é o que declara a Carta de Perigosidade de Incêndio Rural que explica que quando o Instituto Português do Mar e da Atmosfera (IPMA) previr temperaturas e humidade propícias à ocorrência de fogos florestais deve-se alertar as pessoas para não saírem das suas habitações.
De acordo com o Jornal de Notícias (JN), vários autarcas e presidentes das Comunidades Intermunicipais (CIM) estão a contestar esta Carta por considerarem que é “atentatória a direitos de cidadãos”.
O presidente da CIM de Coimbra, Emílio Torrão afirma que o documento é “irrrealista” e que “há situações ridículas” em que, por exemplo, zonas de barragens a serem classificadas como de risco elevado de incêndio. “A floresta não se protege fechando as pessoas em casa”, diz ao JN.
PUBLICIDADE
Além do dia a dia das pessoas ficar comprometido, por não poderem sair de casa, o impedimento de se atravessar a floresta nestes dias por ainda condicionar vários eventos organizados pelas autarquias.
Related Images:
PUBLICIDADE