Coimbra

População não tolera uma “Coimbra descuidada”

Notícias de Coimbra | 2 meses atrás em 22-07-2024

Imagem: Redes Sociais

A falta de limpeza na cidade de Coimbra foi um dos assuntos que esteve em cima da mesa no período antes da ordem do dia da reunião do executivo municipal desta segunda-feira, 22 de julho, que está a decorrer na sede da Junta de Freguesia de Torres do Mondego.

PUBLICIDADE

“Coimbra descuidada”, sublinhou o vereador do PS José Dias, reforçando que “a população que reside, trabalha e estuda em Coimbra percebe a relevância da criação de novas redes de transportes, mas não conseguem tolerar é o descuido a que o concelho está votado”.

O autarca socialista reforça ” que Coimbra está transformada, em vários pontos, numa lixeira a céu aberto. São acumulações intoleráveis de lixo por várias partes do município” devido à inexistência de contentores ou por estes estarem danificados.

PUBLICIDADE

O vereador da oposição leu um conjunto de desabafos de conimbricenses, nas redes sociais,
dos últimos dias.

Começou por referir uma publicação que retrata uma via pública, em Celas, com lixo e vegetação, na qual se lê: “Ando triste com a nossa cidade. Suja, pouco arranjada, pouco cuidada. Ao que parece a responsabilidade não é das juntas. É da câmara. Ao que parece havia um contrato com uma empresa para constante limpeza e manutenção dos espaços públicos que não foi renovado. Não sei o que se passa. Sei que urge fazer alguma coisa. Ver ratos no centro da cidade na via pública não é de todo normal”.

PUBLICIDADE

Um outro post mencionado pelo político chega do centro histórico de Coimbra com lixo a transbordar de contentores e, pasme-se, alguns tapados por panos da Feira Medieval, tal devia ser a vergonha. Mas este postal de boas-vindas, não resisto a partilhar.”


A Praia do Rebolim também foi mencionada, uma vez que uma cidadã utilizou as redes sociais para mostrar o seu descontentamento: “Rebolim…a tal praia, bandeira azul e com estrelas. Vi lixo no chão em muitos lados (…). Fiz com a minha bicicleta o trilho quase até à praia fluvial das Torres do Mondego, a primeira parte (…) estava quase intransitável, votado ao abandono. E sinto moscas…muitas moscas…será sinónimo de quê?

José Dias sublinhou que “é este o estado de espírito do povo de Coimbra.

O  vereador da CDU, também, falou deste tema: “São múltiplas e frequentes as queixas relativas ao despejo dos ecopontos que se encontram completamente lotados em diversos períodos e por vários dias”.

Francisco Queirós fez questão de frisar que ” a Câmara deve e estará seguramente a acompanhar o cumprimento das obrigações contratuais da ERSUC”.

Em resposta o vereador com a pasta do ambiente salientou que ” está a ser feito o possível para resolver a situação, frisando que “foi um ano difícil em termos climáticos”.

Carlos Lopes recorda que estão empenhados em reforçar a limpeza que é da competência da câmara, com recurso a serviços externos.

Related Images:

PUBLICIDADE

publicidade

PUBLICIDADE