Coimbra
Politécnico de Coimbra satisfeito com resultados nacionais de ingresso no ensino superior
O Instituto Politécnico de Coimbra (IPC) está satisfeito com os resultados da primeira fase de ingresso no ensino superior.
Jorge Conde, presidente do IPC, declara que estes são “excelentes resultados no Politécnico de Coimbra. É a nossa primeira impressão ao olhar para as colocações da 1a fase. Quando a
nível nacional o crescimento foi de 3,4%, o Politécnico de Coimbra consegue crescer 3,6%, ficando no Top 10 (9a) nacional. Mais importante que o crescimento percentual é o número de alunos, onde o Politécnico de Coimbra cresce, 61 alunos, mais que qualquer universidade portuguesa e ficando apenas atrás do Politécnico de Setúbal que aumenta 106 alunos”.
O IPC salienta que “os números na região centro demonstram que a Universidade de Aveiro cresce 28 alunos, a Beira Interior 41 e Coimbra diminui 2 alunos. Já entre os Politécnicos, Viseu diminui 12 alunos e Tomar 11, com a Guarda a crescer 33, Castelo Branco 40, Leiria 45 e Coimbra 61. Em Coimbra, Universidade e Escola de Enfermagem, diminuem marginalmente (-2) o número de alunos colocados”.
Entre os Politécnicos, o IPC preenche 84,4% das vagas a concurso, só sendo superado pelos politécnicos de Porto, Lisboa e Cávado e Ave. Esta é também a ordem dos colocados em 1a opção, afiança o IPC em comunicado enviado a NDC.
No que ao IPC diz respeito, também os resultados são considerados “francamente positivos”: ESAC preenche 39,73% das vagas e cresce 4,82% face a 2018, ESEC preenche 98,73% das vagas e cresce 8,84% face a 2018, ISCAC preenche 103,16% das vagas e mantém o número de colocados do ano anterior, ESTGOH preenche 74,5% das vagas e cresce 4,2% face a 2018, ESTeSC
preenche 92,61% das vagas 3 cresce 5,62% face a 2018 e ISEC preenche 70,55% das vagas e diminui 0,31% face a 2018.
Jorge Conde refere ainda que “podemos acreditar que a estratégia de imagem consolidada que o Politécnico de Coimbra e as suas escolas estão aconstruir, está a dar frutos, com o Politécnico a voltar a crescer. Recordamos que no ano anterior o Politécnico de Coimbra já tinha ficado no pódio nacional no que a crescimento do número de alunos diz respeito”.
“Aguardamos com expectativa o desenrolar das fases seguintes, mas acreditamos que as 362 vagas ainda a concurso, serão integralmente preenchidas com o Politécnico de Coimbra a fazer o pleno. Quando as expectativas de crescimento no número de alunos internacionais são já confirmadas em cerca de 20% e o de alunos em CTESP se aproxima também dos 20%, só podemos estar felizes com a estratégia de gestão da instituição,” conclui.
O Politécnico de Coimbra frisa que “coloca 1777 alunos na 1a fase do concurso nacional de acesso, sendo a 2a instituição que mais cresceu em número de alunos, e a 1a entre as 10 da região centro”.
Ao ter 1626 candidatos em primeira opção, o Politécnico de Coimbra afirma que “é, fora das metrópoles de Lisboa e Porto, o Politécnico que mais colocados teve em 1a opção e a quarta instituição de ensino a nível nacional”.
Related Images:
PUBLICIDADE