Politécnico
Politécnico de Coimbra participa em encontro de trabalho da UNIgreen na Islândia
O Politécnico de Coimbra participou no segundo “Annual JIC UNIgreen Meeting” (Reunião Anual do Centro Internacional Conjunto) que decorreu de 14 a 16 de outubro na Universidade Agrícola da Islândia.
O encontro incluiu reuniões presenciais de órgãos de administração e gestão e contou com a participação de cerca de uma centena de funcionários e dirigentes das oito Instituições de Ensino Superior que constituem a Aliança. O objetivo foi obter uma visão global do trabalho realizado até agora e planear o futuro da construção da Universidade Europeia Verde para as áreas da Agricultura Sustentável, Biotecnologia Verde, Ambiente e Ciências da Vida.
PUBLICIDADE
Segundo Maria João Cardoso, pró-presidente do Politécnico de Coimbra para as Relações Internacionais e representante do IPC no “Board of Directors” (Conselho de Administração) da UNIgreen, este momento “representou um marco importante para a nossa aliança europeia, assinalando a superação da fase inicial de construção das estruturas conjuntas de funcionamento. Neste contexto, iniciámos a preparação do relatório intercalar a ser apresentado à Comissão Europeia, com o objetivo de demonstrar o progresso alcançado após dois anos de atividade”.
Em jeito de balanço do trabalho feito, a responsável destaca as diversas atividades conjuntas já implementadas, que evidenciam o compromisso da UNIgreen em promover a excelência académica, a inovação e a cooperação internacional. Entre as iniciativas mais relevantes encontram-se o lançamento do primeiro doutoramento conjunto, a realização de programas intensivos mistos, workshops e seminários de investigação, além de um vasto conjunto de ações no âmbito da mobilidade académica, transferência de conhecimento e transição para uma economia verde.
No planeamento para 2025, que prevê um nível avançado de resultados, merece especial menção o lançamento da chamada de trabalhos para a 1ª Conferência Internacional sobre Agricultura, Inovação e Sustentabilidade do Amazonas. Este evento, que ocorrerá nos dias 10 e 11 de abril de 2025, em Manaus, será realizado sob o selo UNIgreen, com a organização liderada pelo Politécnico de Coimbra e pela Assembleia Legislativa do Governo do Estado do Amazonas.
“O UNIgreen JIC Meeting permitiu constatar que alcançámos um nível de maturidade que nos capacita para consolidar as bases estabelecidas e avançar com confiança rumo ao futuro”, sintetizou Maria João Cardoso.
Ao longo dos três dias do encontro decorreram reuniões do “Board of Directors” (Conselho de Administração), do “Management Panel” (Painel de Gestão) e de todos os “Work Packages” (grupos de trabalho) para partilhar e analisar as atividades realizadas e debater propostas para fazer avançar o plano de trabalho. Para além destes objetivos, o encontro serviu também para fortalecer as equipas de trabalho e os laços entre todos os participantes.
Recorde-se que a Aliança UNIgreen é a primeira Universidade Europeia no campo da Agricultura Sustentável, Biotecnologia e Ciências do Ambiente e da Vida, que envolve sete outras instituições de ensino superior europeias juntamente com o Politécnico de Coimbra: a Universidade de Almería (Espanha) – coordenador da rede, a Universidade de Modena e Reggio Emilia (Itália), a Haute Ecole de la Province de Liège (Bélgica), a Universidade de Ciências da Vida de Varsóvia (Polónia), a Universidade de Plovdiv (Bulgária), a Universidade Agrícola da Islândia (Islândia) e a Escola de Engenharia de Biotecnologia Sup’Bioptech (França).
Related Images:
PUBLICIDADE