Coimbra
Politécnico de Coimbra melhora eficiência energética com apoio de 8,6 milhões de euros
Duas dezenas de candidaturas do Instituto Politécnico de Coimbra (IPC) para melhoria da eficiência energética foram aprovadas pelo Plano de Recuperação e Resiliência (PRR), com um montante de 8,6 milhões de euros.
Os projetos, submetidos ao Fundo Ambiental do PRR, visam a melhoria da eficiência energética de 20 edifícios de várias unidades orgânicas e de escolas superiores que integram o IPC.
“Com a implementação destas medidas prevê-se uma redução de cerca de 65% do consumo de energia primária proveniente de fontes de energia não renovável e, consequentemente, a redução da fatura energética das instalações”, sublinhou a vice-presidente do IPC, Ana Ferreira, em comunicado enviado à agência Lusa.
As intervenções visam aplicar isolamento térmico, substituir caixilharias, instalar iluminação LED inteligente, substituir sistemas de AVAC/AQS, equipamentos hídricos para soluções de elevado desempenho e, com principal destaque, instalar sistemas solares fotovoltaicos, térmicos e híbridos com vista à promoção do consumo de energias renováveis em regime de autoconsumo.
Segundo a responsável, ao mesmo tempo “é ainda possível a melhoria das condições das instalações ao nível energético, térmico, hídrico e da qualidade do ar interior, proporcionando melhores ambientes de trabalho e condições de habitabilidade no caso das residências, aos seus estudantes, pessoal docente e não docente”.
Related Images:
PUBLICIDADE