Politécnico
Politécnico de Coimbra “discute” o futuro da educação na abertura do Ano Letivo
Realizou-se hoje, dia 11 de setembro, a Cerimónia de Abertura Solene das Aulas do Politécnico de Coimbra, no Convento São Francisco. O evento pretende fazer o balanço do trabalho desenvolvido pela instituição e perspectivar o futuro da mesma.
Jorge Conde, presidente do Instituto Politécnico, durante a sua intervenção, fez uma análise sobre o modo de ensino atual e a necessidade de inovar constantemente.
“Os jovens hoje, genericamente, não gostam de aulas expositivas ou teóricas, e mesmo os que as frequentam não lhes dão grande importância”, refere, afirmando que, hoje em dia, ” a internet e as bibliotecas online, a partilha de artigos científicos e outros documentos com estudantes mais velhos ou com profissionais da área” estão a mudar o ensino superior.
No seu discurso, Jorge Conde mencionou ainda a importância de pensar no futuro e começar já a preparar profissionais “com pensamento analítico e inovador, criativos, capazes de resolver problemas, com capacidade de liderança e influência social e com inteligência emocional”.
O final da cerimónia foi marcado pela conferência “A escola e o futuro” onde, Gonçalo Quadros, teoriza sobre os problemas da escola atual, nomeadamente o ritmo de ensino igual para todos, e apresenta soluções para uma escola mais desenvolvida, dando como exemplo o modelo da TUMO.
A cerimónia de abertura do Ano Letivo do Instituto Politécnico de Coimbra aconteceu na tarde desta quarta-feira, dia 11 de setembro, pelas 17:00, no Convento São Francisco. O início da cerimónia foi marcado por um momento musical, seguindo-se as intervenções do representante das Associações de Estudantes do IPC, Jani Dimas, da presidente do Conselho Geral do IPC, Maria Manuel Leitão Marques, e do presidente do IPC, Jorge Conde.
Veja o direto do momento musical:
Veja o direto o Discurso de Jorge Conde:
Related Images:
PUBLICIDADE