Empreendedorismo
Politécnico de Coimbra desenvolve embalagem biodegradável para produtos de higiene pessoal e cosmética
O Politécnico de Coimbra (IPC) conquistou o 2.º prémio na segunda edição do Concurso Nacional de Cocriação de Inovação Link Me Up com o projeto “Beauty4all”, que propõe uma solução inovadora e sustentável para o problema do uso excessivo do plástico pela indústria da cosmética nos processos de embalamento de produtos de higiene pessoal e similares. Os resultados foram conhecidos ontem, 15 de setembro, em Beja na Semana Nacional do Empreendedorismo e da Inovação, que reúne anualmente toda a Rede Politécnica Nacional.
A equipa, constituída por Francisco Calhindro e Joana Marçalo (estudantes do IPC), Gabriela Lins e João Fonseca (estudantes do IPL) e pelos facilitadores e docentes do IPC Ana Veloso e Mário Monteiro, desenvolveu uma nova forma de embalamento que permite substituir o plástico atualmente utilizado nas embalagens unidose dos produtos de higiene pessoal e cosmética por uma película biodegradável (e solúvel em água, para certas aplicações), feita à base de materiais naturais, evitando dessa forma o respetivo desperdício, assim como a produção excessiva e desnecessária de resíduos.
PUBLICIDADE
Refira-se também que a equipa, que já havia vencido a fase regional do concurso de Cocriação de Inovação Link Me Up, teve como parceira no desenvolvimento do projeto a empresa NORTEMPRESA Perfume & Cosmetics Manufacturer e receberá agora um prémio monetário de 3.000€.
Sara Proença, diretora do INOPOL Academia de Empreendedorismo do IPC e coordenadora Regional do programa Link Me Up, destaca a importância deste tipo de programas para o desenvolvimento de competências nos estudantes e para a promoção da inovação e transferência de conhecimento, numa lógica de cocriação de valor entre a academia e o tecido empresarial.
O Link Me Up – Cocriação de Inovação é um programa dinamizado por uma rede de 13 Institutos Politécnicos nacionais que promove a capacitação e cocriação de inovação na rede politécnica portuguesa, colocando estudantes provenientes de diferentes instituições, docentes e empresas a procurar soluções para problemas reais.).
Related Images:
PUBLICIDADE