Crimes
Polícia Judiciária voltou a deter falso Inspetor
A Polícia Judiciária, através do Departamento de Investigação Criminal de Leiria, deteve novamente um homem, reformado, presumível autor da prática reiterada dos crimes de burla qualificada e de usurpação de funções, cometidos em diferentes regiões do país.
A respetiva companheira, sem ocupação laboral, foi também detida por comparticipação na atividade delituosa.
Na sequência de detenção que teve lugar no passado mês de maio, por factos análogos, o suspeito foi sujeito a medida de coação de apresentações diárias em posto policial, que, entretanto, deixou de acatar.
Apesar disso, acolitado pela companheira, continuou a utilizar um estratagema que consistia na seleção e abordagem de centenas de potenciais vítimas através de contactos telefónicos e pela internet, convencendo-as de que teriam incumprido obrigações legais, para a seguir as constranger ao depósito de quantias significativas, em contas bancárias que estavam sob o seu domínio, obtendo consequente enriquecimento ilegítimo.
Para o efeito, continuou a invocar a falsa qualidade de funcionário, nomeadamente da Polícia Judiciária, da Guarda Nacional Republicana, da Autoridade Tributária e da Segurança Social.
Os detidos, de 29 e 25 anos de idade, foram presentes às autoridades judiciárias competentes, sendo aplicada ao primeiro medida de coação de prisão preventiva e à segunda a obrigação de apresentações diárias em posto policial.
Related Images:
PUBLICIDADE