Coimbra

Poiares Maduro diz que Governo quer “aprofundar a descentralização”

Notícias de Coimbra | 11 anos atrás em 13-02-2014

O ministro adjunto e do Desenvolvimento Regional, Miguel Poiares Maduro, disse hoje, em Coimbra, que a descentralização do próximo quadro comunitário de apoio se enquadra numa “política mais ampla” do Governo, no sentido de “aprofundar a descentralização”.

O próximo quadro comunitário de apoio “é o mais descentralizado de sempre”, afirmou o governante, sustentando que “esse esforço de descentralização está visível no reforço dos programas operacionais regionais, incluindo no centro”.

PUBLICIDADE

Esta região tem “um reforço nas suas verbas de 25%” no próximo quadro comunitário, sublinhou Poiares Maduro, que falava aos jornalistas, hoje, em Coimbra, depois de ter participado, com o secretário de Estado do Desenvolvimento Regional, Castro Almeida, numa reunião do Conselho Regional do Centro, para debater o relatório do grupo de trabalho para as Infraestruturas de Elevado Valor Acrescentado (IEVA).

O reforço de verbas apontado pelo ministro “é revelador da política de descentralização” que está a ser adotada “em matéria de fundos comunitários, mas também de uma política mais ampla do Governo, que quer aprofundar a descentralização”, assegurou Poiares Maduro.

“Portugal é um dos estados mais centralizados da Europa e nós queremos e iremos avançar, em breve, com alguns projetos-piloto, em alguns municípios, de descentralização de algumas competências”, designadamente nas áreas da “saúde e da educação”, adiantou o ministro.

Sobre as IEVA, Poiares Maduro afirmou que não se pode “confundir um relatório de um grupo de trabalho com o plano de transportes do Governo”.

Esse relatório está em discussão pública e, depois desta fase, “o Governo tomará uma decisão”, salientou o ministro, referindo que “o plano do Governo para infraestruturas de transportes” não se reduz à aplicação das verbas disponibilizadas no âmbito do próximo quadro comunitário de apoio

PUBLICIDADE

publicidade

Podem ser obtidos fundos europeus, também para esse fim, através de outros mecanismos, sublinhou Poiares Maduro.

Related Images:

PUBLICIDADE

publicidade

PUBLICIDADE