Depois de um dia de trabalho, pode até apetecer ir correr à noite, mas será que afeta o sono?
Investigadores na Suíça reanalisaram os resultados de estudos anteriormente publicados e concluíram que o exercício noturno não tem qualquer efeito sobre o tempo necessário para adormecer.
PUBLICIDADE
Pelo contrário, o tempo de sono profundo dos desportistas “noturnos” aumenta quando estes fazem exercício à noite. Esta é a fase mais importante do sono, durante a qual o organismo intensifica os processos de recuperação, repõe os níveis de energia e produz hormonas de crescimento.
Outros estudos, pelo contrário, encontraram um efeito negativo no sono dos corredores que praticavam exercício intenso e que se deitavam no espaço de uma hora.
“Este tempo mínimo de recuperação fez com que os sujeitos ficassem na cama com um ritmo cardíaco elevado, o que perturbou o sistema nervoso parassimpático, responsável pela recuperação após o desporto. O exercício noturno pode, portanto, favorecer o sono, desde que não seja feito de forma demasiado intensa imediatamente antes de se deitar”, pode ler-se na Men’s Health.
Related Images:
PUBLICIDADE